INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
DO RIO GRANDE DO SUL
Campus Vacaria
Licenciatura em Ciências Biológicas
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência Pibid/Capes-IFRS
Nome do bolsista: Júlia Berteli Bizotto
Tema da atividade: Proposta de atividade Eixo Terra e Universo
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
Campus Vacaria
PROPOSTA DE ATIVIDADE
Instituição de ensino: IFRS - Campus Vacaria
Componente curricular: Biologia
Ano: 6º
Professore(a)s/Acadêmico(a)s: Júlia Berteli Bizotto
Assunto: Forma, estrutura e movimentos da Terra. |
Objetivo(s): Sintetizar o conceito de camadas; Identificar as camadas internas do planeta Terra e caracterizá-las; Conhecer as três camadas que a Terra apresenta (Litosfera, Hidrosfera e Atmosfera); Compreender os fenômenos naturais (vulcões e terremotos) e sua associação com as placas tectônicas. |
Habilidade(s) da BNCC: (EF06CI11) Identificar as diferentes camadas que estruturam o planeta Terra (da estrutura interna à atmosfera) e suas principais características. |
Conteúdo(s): Camadas da Terra, Camadas internas da Terra, fenômenos naturais como terremoto e vulcões e sua relação com as placas tectônicas, |
Metodologia: *Aula 1* -Organizar os alunos em círculo na sala; -Solicitar que os alunos comentem sobre o texto que leram em casa entregue pelo docente; (Anexo 1) -Questionar os alunos sobre o que eles entendem da palavra “Camadas”; -Após ouvir as respostas e realizar a discussão, procurar em um dicionário na sala de aula o conceito: “Significado de camada: Qualquer matéria estendida sobre uma superfície. [Figurado] Classe, categoria: camada inferior de uma sociedade. Geologia Unidade de uma rocha sedimentar estratificada”; -Questionar os alunos para uma discussão entre a turma: Pensem em um pêssego, ele é composto por quais partes? (R: Casca, polpa e caroço). Vamos pensar agora em algo maior, o planeta Terra, como são suas camadas? -Após a discussão entre os alunos, organizar a turma em 4 (quatro) grupos; -Realizar uma mini gincana de “Verdadeiro ou Falso” sobre o conteúdo “Camadas internas da Terra”; (Anexo 2) -Entregar a tarefa e explicá-la; *Aula 2* -Corrigir as respostas da tarefa; -Explicar com base nas respostas corretas a relação entre as placas tectônicas, terremotos, vulcões e as camadas internas da Terra; -Organizar a turma nos 4 (quatro) grupos da aula anterior; -Realizar a montagem dos experimentos e maquete para Feira de Ciências: -Cada grupo fica responsável por funções diferentes: -Grupo 1: montagem da maquete sobre as camadas internas da Terra; -Grupo 2: montagem da experiência com placas tectônicas e terremotos; -Grupo 3: montagem da experiência com vulcões; -Grupo 4: montagem da parte explicativa sobre cada um dos três modelos (camadas internas da Terra; placas tectônicas e terremotos; placas tectônicas e vulcões). -Desenvolvimento: -Grupo 1: Camadas internas da Terra *Materiais: 4 pratos de papel com superfície laminada (4 tamanhos diferentes: 30cm, 25cm, 20cm e 15cm), cascalho, argila ou massa de modelar, gel, corante líquido laranja e amarelo, cards de papel com os nomes das camadas. *Instruções: Colocar os pratos sobrepostos entre si de maneira decrescente. No prato maior colocar os cascalhos, no próximo a argila, no seguinte o gel (colorir um pouco de cada gel e colocar laranja depois amarelo no prato menor). Colocar os cards com as respectivas partes das camadas. *A crosta terrestre é representada pelos cascalhos, o manto pela argila e o dois tipos de núcleo são as duas cores de gel; *Para a Feira de Ciências, a apresentação consiste na explicação sobre cada camada e suas características, observação da textura de cada camada e suas funções no planeta. -Grupo 2: Placas Tectônicas e Terremotos *Materiais: Peças de Lego retangulares, bacia ou bandeja plástica, gel, corante laranja. *Instruções: montar as peças do lego de forma que forme duas peças maiores com tamanho de 15cmx20cm, espalhar o gel na bacia ou bandeja de forma uniforme, colocando as peças sobrepostas no gel de forma paralelas. *As peças representam as placas tectônicas, o gel é o magma presente no manto. *Os alunos explicam a relação entre o movimento das placas tectônicas e a consequência que são os terremotos simulando os movimentos delas, movimentando as peças no gel sem afundá-las. -Grupo 3: Placas Tectônicas, Manto e Vulcões *Materiais: 1 prato de papel com cobertura laminada, argila, corante vermelho, detergente, vinagre, bicarbonato de sódio, funil. *Instruções: no prato, moldar a argila em um formato similar ao de um vulcão, deixando o meio vazio para realizar a experiência. Despejar o bicarbonato de sódio dentro desse buraco. Misturar o vinagre, corante e detergente. Com um funil, despejar essa mistura dentro do vulcão. *Os alunos explicam a relação entre as placas tectônicas e o manto com a formação dos vulcões e suas erupções. -Grupo 4: Explicações *O grupo é responsável pela produção das explicações dos três grupos, utilizando dos materiais trabalhados em aula, de livros didáticos e internet. Montar tópicos que serão explicados para os visitantes da Feira de Ciências. |
Tempo da aula: 3 períodos (50min cada). |
Avaliação: Os alunos serão avaliados pela sua participação nas atividades, colaboração em grupo, correção das atividades da gincana e tarefa, e realização da atividade das experiências. |
Tarefa: Pesquisa
2. Os vulcões e terremotos são consequência do movimento das placas tectônicas. Responda:
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Referências: EDUCAÇÃO, Ministério da. CIÊNCIAS – 7º ANO. In: EDUCAÇÃO, Ministério da. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Brasília: Editora Ms, 2018. p. 344-346. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 11 mar. 2021. BIZOTTO, Júlia Berteli. Verdadeiro ou Falso - Camadas da Terra. 2021. Disponível em: https://wordwall.net/pt/resource/12482676/verdadeiro-ou-falso-camadas-da-terra. Acesso em: 11 mar. 2021 PORTUGUêS, Dicionário Online. Camadas. 2021. Disponível em: https://www.dicio.com.br/camadas/. Acesso em: 11 mar. 2021. PEREIRA, Elaine Machado; ALMEIDA, Elizete de. #EscolaSemMuros CIÊNCIAS DA NATUREZA 6° ano. Taubaté: Equipe de Práticas Pedagógicas, 2020. 9 slides, color. Disponível em: https://www.taubate.sp.gov.br/wp-content/uploads/2020/05/6-%C2%A6-ano-CI%C3%A8NCIAS-ativ.-04-Camadas-do-Planeta-Terra.pdf. Acesso em: 11 mar. 2021. EJA. ATIVIDADES PEDAGÓGICAS NÃO PRESENCIAIS. Minas Gerais, p. 1-2, jul. 2020. Disponível em: https://www.claudio.mg.gov.br/arquivos/53248_EJA%20%2008%20de%20julho%20Ci%C3%AAncias.pdf. Acesso em: 11 mar. 2021. BRANCO, Pércio de Moraes. Estrutura Interna da Terra. 2015. Disponível em: http://www.cprm.gov.br/publique/CPRM-Divulga/Estrutura-Interna-da-Terra-1266.html. Acesso em: 12 mar. 2021. LUNETA. Brincando de ciência: como fazer um vulcão em casa. 2015. Disponível em: https://lunetas.com.br/como-fazer-um-vulcao-de-verdade-em-casa/#:~:text=Despeje%20a%20mistura%20de%20vinagre,as%20bolhas%20da%20%E2%80%9Clava%E2%80%9D.. Acesso em: 19 mar. 2021. |
Anexos: Anexo 1 AS CAMADAS DA TERRA Durante muito tempo, o ser humano acreditava que, por dentro, o planeta Terra era maciço, composto basicamente por rochas. Atualmente, se sabe que apenas uma camada muito fina da superfície apresenta essa característica, havendo composições e temperaturas diferentes nos milhares de metros existentes abaixo do solo. A Terra apresenta Hidrosfera (oceanos, rios, lagos, etc), Atmosfera (gases e poeira), Litosfera (parte externa rochosa). Para melhor compreender como tudo isso funciona, hoje vamos estudar a Litosfera e a estrutura interna da Terra, a qual é classificada em três principais camadas: a crosta, o manto e o núcleo. Crosta terrestre: corresponde a fina camada da superfície terrestre, é composta por rochas sólidas constituídas por oxigênio, silício, alumínio, magnésio e ferro. A crosta está dividida em muitos fragmentos, as placas tectônicas. As placas flutuam sobre o manto. Manto: é sólido e está presente abaixo da crosta, compreendendo a segunda camada, é a maior parte, A crosta, juntamente com a porção rígida do manto, é chamada de litosfera. Há, no manto terrestre, alguns pontos mais quentes que o restante, chamados de hot spots (pontos quentes). Nesses locais, o material do manto tende sempre a subir e atravessar a crosta. Quando ele consegue isso, forma-se na superfície da Terra um vulcão. Núcleo: essa parte da Terra é a mais intrigante, pois praticamente não existe conhecimento acerca dessa camada, no entanto, sabe-se que é formada por minérios de ferro e níquel. O núcleo se divide em núcleo interno e núcleo externo. Texto adaptado: https://www.claudio.mg.gov.br/arquivos/53248_EJA%20%2008%20de%20julho%20Ci%C3%AAncias.pdf Anexo 2 Link da atividade: https://wordwall.net/play/12482/676/871 |
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