sábado, 20 de março de 2021

Proposta de Atividade - Eixo Terra e Universo (+Experiências)

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INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA

DO RIO GRANDE DO SUL

Campus Vacaria

Licenciatura em Ciências Biológicas

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência Pibid/Capes-IFRS


Nome do bolsista: Júlia Berteli Bizotto

Tema da atividade: Proposta de atividade Eixo Terra e Universo


MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Campus Vacaria



PROPOSTA DE ATIVIDADE

Instituição de ensino: IFRS - Campus Vacaria

Componente curricular: Biologia

Ano: 6º

Professore(a)s/Acadêmico(a)s: Júlia Berteli Bizotto

Assunto: Forma, estrutura e movimentos da Terra.


Objetivo(s): Sintetizar o conceito de camadas; Identificar as camadas internas do planeta Terra e caracterizá-las; Conhecer as três camadas que a Terra apresenta (Litosfera, Hidrosfera e Atmosfera); Compreender os fenômenos naturais (vulcões e terremotos) e sua associação com as placas tectônicas.


Habilidade(s) da BNCC: (EF06CI11) Identificar as diferentes camadas que estruturam o planeta Terra (da estrutura interna à atmosfera) e suas principais características.

Conteúdo(s): Camadas da Terra, Camadas internas da Terra, fenômenos naturais como terremoto e vulcões e sua relação com as placas tectônicas, 

Metodologia:

*Aula 1*

-Organizar os alunos em círculo na sala;

-Solicitar que os alunos comentem sobre o texto que leram em casa entregue pelo docente; (Anexo 1)

-Questionar os alunos sobre o que eles entendem da palavra “Camadas”;

-Após ouvir as respostas e realizar a discussão, procurar em um dicionário na sala de aula o conceito: “Significado de camada: Qualquer matéria estendida sobre uma superfície. [Figurado] Classe, categoria: camada inferior de uma sociedade. Geologia Unidade de uma rocha sedimentar estratificada”;

-Questionar os alunos para uma discussão entre a turma: Pensem em um pêssego, ele é composto por quais partes? (R: Casca, polpa e caroço). Vamos pensar agora em algo maior, o planeta Terra, como são suas camadas?

-Após a discussão entre os alunos, organizar a turma em 4 (quatro) grupos;

-Realizar uma mini gincana de “Verdadeiro ou Falso” sobre o conteúdo “Camadas internas da Terra”; (Anexo 2)

-Entregar a tarefa e explicá-la;

*Aula 2*

-Corrigir as respostas da tarefa;

-Explicar com base nas respostas corretas a relação entre as placas tectônicas, terremotos, vulcões e as camadas internas da Terra;

-Organizar a turma nos 4 (quatro) grupos da aula anterior;

-Realizar a montagem dos experimentos e maquete para Feira de Ciências:

-Cada grupo fica responsável por funções diferentes:

        -Grupo 1: montagem da maquete sobre as camadas internas da Terra;

        -Grupo 2: montagem da experiência com placas tectônicas e terremotos;

        -Grupo 3: montagem da experiência com vulcões;

    -Grupo 4: montagem da parte explicativa sobre cada um dos três modelos (camadas internas da Terra; placas tectônicas e terremotos; placas tectônicas e vulcões).

-Desenvolvimento:

        -Grupo 1: Camadas internas da Terra

*Materiais: 4 pratos de papel com superfície laminada (4 tamanhos diferentes: 30cm, 25cm, 20cm e 15cm), cascalho, argila ou massa de modelar, gel, corante líquido laranja e amarelo, cards de papel com os nomes das camadas.

*Instruções: Colocar os pratos sobrepostos entre si de maneira decrescente. No prato maior colocar os cascalhos, no próximo a argila, no seguinte o gel (colorir um pouco de cada gel e colocar laranja depois amarelo no prato menor). Colocar os cards com as respectivas partes das camadas.

*A crosta terrestre é representada pelos cascalhos, o manto pela argila e o dois tipos de núcleo são as duas cores de gel;

*Para a Feira de Ciências, a apresentação consiste na explicação sobre cada camada e suas características, observação da textura de cada camada e suas funções no planeta.

         -Grupo 2: Placas Tectônicas e Terremotos

*Materiais: Peças de Lego retangulares, bacia ou bandeja plástica, gel, corante laranja.

*Instruções: montar as peças do lego de forma que forme duas peças maiores com tamanho de 15cmx20cm, espalhar o gel na bacia ou bandeja de forma uniforme, colocando as peças sobrepostas no gel de forma paralelas.

*As peças representam as placas tectônicas, o gel é o magma presente no manto.

*Os alunos explicam a relação entre o movimento das placas tectônicas e a consequência que são os terremotos simulando os movimentos delas, movimentando as peças no gel sem afundá-las.

-Grupo 3: Placas Tectônicas, Manto e Vulcões

*Materiais: 1 prato de papel com cobertura laminada, argila, corante vermelho, detergente, vinagre, bicarbonato de sódio, funil.

*Instruções: no prato, moldar a argila em um formato similar ao de um vulcão, deixando o meio vazio para realizar a experiência. Despejar o bicarbonato de sódio dentro desse buraco. Misturar o vinagre, corante e detergente. Com um funil, despejar essa mistura dentro do vulcão.

*Os alunos explicam a relação entre as placas tectônicas e o manto com a formação dos vulcões e suas erupções.

-Grupo 4: Explicações

*O grupo é responsável pela produção das explicações dos três grupos, utilizando dos materiais trabalhados em aula, de livros didáticos e internet. Montar tópicos que serão explicados para os visitantes da Feira de Ciências.

Tempo da aula: 3 períodos (50min cada).

Avaliação:

Os alunos serão avaliados pela sua participação nas atividades, colaboração em grupo, correção das atividades da gincana e tarefa, e realização da atividade das experiências.

Tarefa:

Pesquisa

  1. O seu desafio é ser pesquisador por um dia e descobrir as seguintes informações:

  1. O que são placas tectônicas?

  2. O que acontece quando elas se movimentam?

  3. Por que elas se movimentam?

      2.   Os vulcões e terremotos são consequência do movimento das placas tectônicas. Responda:

  1. Qual a relação entre o manto e os vulcões?

  2. Qual a relação entre a energia dentro da Terra e os terremotos?

Referências:

EDUCAÇÃO, Ministério da. CIÊNCIAS – 7º ANO. In: EDUCAÇÃO, Ministério da. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Brasília: Editora Ms, 2018. p. 344-346. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 11 mar. 2021.

BIZOTTO, Júlia Berteli. Verdadeiro ou Falso - Camadas da Terra. 2021. Disponível em: https://wordwall.net/pt/resource/12482676/verdadeiro-ou-falso-camadas-da-terra. Acesso em: 11 mar. 2021


PORTUGUêS, Dicionário Online. Camadas. 2021. Disponível em: https://www.dicio.com.br/camadas/. Acesso em: 11 mar. 2021.

PEREIRA, Elaine Machado; ALMEIDA, Elizete de. #EscolaSemMuros CIÊNCIAS DA NATUREZA 6° ano. Taubaté: Equipe de Práticas Pedagógicas, 2020. 9 slides, color. Disponível em: https://www.taubate.sp.gov.br/wp-content/uploads/2020/05/6-%C2%A6-ano-CI%C3%A8NCIAS-ativ.-04-Camadas-do-Planeta-Terra.pdf. Acesso em: 11 mar. 2021.

EJA. ATIVIDADES PEDAGÓGICAS NÃO PRESENCIAIS.  Minas Gerais, p. 1-2, jul. 2020. Disponível em: https://www.claudio.mg.gov.br/arquivos/53248_EJA%20%2008%20de%20julho%20Ci%C3%AAncias.pdf. Acesso em: 11 mar. 2021.

BRANCO, Pércio de Moraes. Estrutura Interna da Terra. 2015. Disponível em: http://www.cprm.gov.br/publique/CPRM-Divulga/Estrutura-Interna-da-Terra-1266.html. Acesso em: 12 mar. 2021.

 LUNETA. Brincando de ciência: como fazer um vulcão em casa. 2015. Disponível em: https://lunetas.com.br/como-fazer-um-vulcao-de-verdade-em-casa/#:~:text=Despeje%20a%20mistura%20de%20vinagre,as%20bolhas%20da%20%E2%80%9Clava%E2%80%9D.. Acesso em: 19 mar. 2021.

Anexos:

Anexo 1

AS CAMADAS DA TERRA

        Durante muito tempo, o ser humano acreditava que, por dentro, o planeta Terra era maciço, composto basicamente por rochas. Atualmente, se sabe que apenas uma camada muito fina da superfície apresenta essa característica, havendo composições e temperaturas diferentes nos milhares de metros existentes abaixo do solo.

        A Terra apresenta Hidrosfera (oceanos, rios, lagos, etc), Atmosfera (gases e poeira), Litosfera (parte externa rochosa).

       Para melhor compreender como tudo isso funciona, hoje vamos estudar a Litosfera e a estrutura interna da Terra, a qual é classificada em três principais camadas: a crosta, o manto e o núcleo.

Crosta terrestre: corresponde a fina camada da superfície terrestre, é composta por rochas sólidas constituídas por oxigênio, silício, alumínio, magnésio e ferro. A crosta está dividida em muitos fragmentos, as placas tectônicas. As placas flutuam sobre o manto.

Manto: é sólido e está presente abaixo da crosta, compreendendo a segunda camada, é a maior parte, A crosta, juntamente com a porção rígida do manto, é chamada de litosfera. Há, no manto terrestre, alguns pontos mais quentes que o restante, chamados de hot spots (pontos quentes). Nesses locais, o material do manto tende sempre a subir e atravessar a crosta. Quando ele consegue isso, forma-se na superfície da Terra um vulcão.

Núcleo: essa parte da Terra é a mais intrigante, pois praticamente não existe conhecimento acerca dessa camada, no entanto, sabe-se que é formada por minérios de ferro e níquel. O núcleo se divide em núcleo interno e núcleo externo.

Texto adaptado: https://www.claudio.mg.gov.br/arquivos/53248_EJA%20%2008%20de%20julho%20Ci%C3%AAncias.pdf


Anexo 2

Link da atividade: https://wordwall.net/play/12482/676/871

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