INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
DO RIO GRANDE DO SUL
Campus Vacaria
Licenciatura em Ciências Biológicas
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência Pibid/Capes-IFRS
Tema da atividade: Atividade sobre o artigo Parecer Analítico Sobre a BNCC- Ciências da Natureza de Jorge Megid Neto.
O desenvolvimento da Base Nacional Comum Curricular aconteceu devido a um objetivo dentro da educação em uma tentativa de unificar e tornar a educação igualitária para todos os brasileiros independente da rede de ensino ou região que mora.
A BNCC passou por muitas fases de alterações e melhorias, ouviu a opinião de professores das escolas e chegou a um documento final. Mas é claro que após a finalização, análises e discussões viriam a existir. O artigo lido foi escrito com uma análise da área de Ciências da Natureza dentro da BNCC.
O autor é muito crítico em relação ao uso das palavras utilizadas no documento, como por exemplo o uso do termo “cidadão reflexivo”. É muito interessante o comentário que ele fez referente as duas palavras associadas uma com a outra. O cidadão é aquele que atua na sociedade e já tem dentro da palavra as suas características que se dão a entender ao dizer. O ser reflexivo pode existir em qualquer um, mas ser cidadão emprega mais valores e implicações.
Essa reflexão foi muito diferente e instigadora para o uso das palavras e o objetivo que se tem ao aplicá-las em qualquer texto, principalmente um documento oficial nacional que será interpretado por muitas pessoas.
O escritor fala sobre as unidades temáticas e os objetos de conhecimento, assim como a relação com a faixa etária e os conteúdos propostos, pensando e relatando sobre o ensino da ciência não só para o letramento mas também nos problemas socioambientais e na atuação do cidadão que deve ser transformadora de forma positiva.
O autor é bem assertivo e analítico com opiniões embasadas e bem detalhadas. É importante e interessante ler outras opiniões sobre um mesmo assunto pois abre o pensamento para mais visões e entendimentos diferentes para refletir.
Nenhum comentário:
Postar um comentário