INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
DO RIO GRANDE DO SUL
Campus Vacaria
Licenciatura em Ciências Biológicas
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência Pibid/Capes-IFRS
Tema da atividade: Resenha sobre a palestra da professora Carolina Moretti.
Resenha sobre a palestra da professora Carolina Moretti:
A professora Carolina Moretti, uma das professoras presentes na bolsa do Pibid, realizou uma palestra para os alunos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFRS Campus Vacaria.
A palestra foi sobre a sua trajetória acadêmica e sua vida profissional dentro da ciência e línguas estrangeiras, ela contou sobre as suas experiências nessas duas áreas e mostrou diversas fotos para os espectadores verem e conhecerem.
No início, a professora comentou sobre o seu sonho de infância de trabalhar em um circo, mas que não deu muito certo, e seguiu seu segundo interesse que era dentro da ciência. Achei muito engraçado, porque quando criança, a gente sonha muito com o futuro para quando for “gente grande”. Depois de adulta, ela estudou inglês e fez a graduação em Ciências Biológicas.
Após esse período ela relatou que realizou o seu mestrado na Argentina, com certeza foi uma experiência que agregou diretamente na sua vida. Foi muito bom conhecer mais sobre a professora que encontramos toda semana nas reuniões.
A palestrante contou sobre a sua realidade como professora, visto que trabalha nas redes de ensino municipal, estadual e privada. Relatando sobre a vivência e as dificuldades da sua prática docente, desde os horários e períodos, até a acessibilidade de materiais para as aulas. Comentou também sobre os desafios do professor na sala de aula antes e depois da pandemia.
Evidenciando sobre o respeito que adquire a partir da sua prática e atuação docente. Citando a importância de estudar sempre, mesmo depois de formado, assim como ter prazer naquilo que se faz. Como a professora relata, concordo extremamente sobre a responsabilidade que os professores carregam. O educador precisa ensinar com amor, mas não por amor. A docência não pode ser um sacrifício.
Nenhum comentário:
Postar um comentário