sábado, 5 de dezembro de 2020

Resenha do texto “Projeto Político Pedagógico e Educação Ambiental” de autoria da professora Carolina Moretti.


INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA

DO RIO GRANDE DO SUL

Campus Vacaria

Licenciatura em Ciências Biológicas

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência Pibid/Capes-IFRS

Resenha realizada pela aluna Júlia Berteli Bizotto

Resenha do texto “Projeto Político Pedagógico e Educação Ambiental” de autoria da professora Carolina Moretti.

O referido trabalho explica de forma abrangente o que é o Projeto Político Pedagógico (PPP) das escolas, principalmente na área de educação ambiental. Observa-se que a escola é um ambiente de muito aprendizado, não exclusivamente conteudista, mas também para a formação complementar cidadã.

Focando nessa segunda, é preciso pensar que cada escola tem uma realidade particular com sua comunidade, por isso a necessidade de um documento flexível que abranja essas características para somar na aprendizagem em todas as áreas, principalmente ambiental.

A partir dessa visão de que cada escola tem sua individualidade, é incoerente criar um padrão para todas, isso só torna a aprendizagem ineficiente e sem sentido para os alunos que frequentam esse ambiente que deve ser significativo, visto que nele passam grande parte do dia. O PPP tem esse objetivo, tornar o estudo e a formação cidadã eficaz e prazerosa, podendo haver mudanças a cada ano para melhor se adaptar à realidade da comunidade escolar.

O estudo na área das ciências naturais não pode fugir dessa ideia, é imprescindível o aprendizado real e científico, com fontes e conteúdos significativos, tornando o aluno responsável pela preservação e conscientização dentro da sociedade desde a infância até a vida adulta. É necessário que o professor e equipe escolar planejem junto com os alunos ações que impactam e movimentam os bairros próximos, como o incentivo a separação dos resíduos sólidos, dessa forma os discentes são ativos, aprendem com o que conhecem e ainda impactam positivamente com a comunidade escolar.

A realidade das duas escolas que serão trabalhadas durante o PIBID possivelmente têm algumas características muito similares observando as regiões que se encontram e a realidade, principalmente o trabalho das pessoas que fazem parte da comunidade escolar. É muito possível que haja diferenças no PPP entre a escola Bernardina e Juventina, visto que não são iguais, mas também apresentem objetivos em comum.


Referência:

BERTO, Carolina Moretti. PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL. Vacaria, 2020.

Um comentário:

Podcast sobre "O ensino investigativo de ciências" dos bolsistas Júlia e César.

 Aqui você encontra o episódio dos bolsistas Júlia e César sobre O Ensino Investigativo de Ciências", ficou curioso? Só clicar no link:...