sábado, 19 de dezembro de 2020

Texto de comparação entre os PPPs das escolas Bernardina e Juventina.

 C:\Users\Secretaria\Documents\PRONATEC\PRONATEC\LOGO\LOGO IFRS.png

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA

DO RIO GRANDE DO SUL

Campus Vacaria

Licenciatura em Ciências Biológicas

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência Pibid/Capes-IFRS

Ao analisar o Projeto Político Pedagógico de cada escola, Bernardina e Juventina, pode-se observar que mesmo as duas escolas estarem localizadas em área de periferia no município, as diferenças são significativas, mas também há semelhanças, tanto nas características da comunidade escolar e conteúdos, quanto no arquivo digital.

Referindo-se à estrutura visual e organização de cada PPP, é notório que ambas as escolas utilizaram de uma formatação diferente. Enquanto o documento da escola municipal Juventina é mais objetivo e sucinto, apresentando de forma mais breve e menos detalhada as particularidades dos alunos e ambiente escolar, a escola estadual Bernardina é diferente, mostrando no PPP os detalhes da realidade da comunidade escolar e os projetos para com ela.

É possível observar que mesmo com essa diferença de descrição, as escolas enfrentam dificuldades para integrar os pais, familiares e alunos dentro das atividades escolares para melhorar ainda mais o ensino, entretanto, a escola Bernardina apresenta muitos projetos com atividades dinâmicas, diferentes e educativas que acolhem e chamam atenção dos discentes e contribuem para que eles passem mais tempo na escola e se envolvam com esporte, lazer, conhecimentos diversos, etc.

A escola Bernardina apresenta uma ampla estrutura física com diversas salas, incluindo também um laboratório de ciências, enquanto a escola Juventina tem este como um objetivo para implantar no ambiente. Embora haja essa diferença de salas, é necessário pensar que na prática e rotina escolar, o que vale mais é um bom planejamento e metodologia significativa, não apenas espaço físico, por isso a importância da formação continuada dos docentes e a sintonia com a comunidade escolar.

Mesmo com essas e tantas outras diferenças citadas, é possível analisar a semelhança das duas escolas em relação a contextualização da realidade escolar, alunos e pais com muitos problemas familiares e profissionais, situações que implicam diretamente no aprendizado, por isso a necessidade de reavaliação anual do PPP e seus objetivos e ações para que, mesmo duas escolas diferentes, possam ter resultados melhores. efetivos e semelhantes, tornando assim o aprendizado com significado.




Um comentário:

  1. Concordo com vocÊ Júlia, os desafios de estrutura e espaço físico devem ser superados com bom planejamento e iniciativa! Parabéns!

    Att
    Prof. Carolina Moretti

    ResponderExcluir

Podcast sobre "O ensino investigativo de ciências" dos bolsistas Júlia e César.

 Aqui você encontra o episódio dos bolsistas Júlia e César sobre O Ensino Investigativo de Ciências", ficou curioso? Só clicar no link:...