quinta-feira, 28 de janeiro de 2021

Vídeo sobre as 10 Competências Gerais da BNCC.

 Neste vídeo você encontra uma explicação referente às 10 Competências Gerais da BNCC, essas competências têm uma grande importância para os estudantes, porque define o que o aluno precisa desenvolver dentro da escola no sentido intelectual, emocional, habilidades, social e cultural.





sábado, 23 de janeiro de 2021

Resenha Crítica sobre BNCC

C:\Users\Secretaria\Documents\PRONATEC\PRONATEC\LOGO\LOGO IFRS.png
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
DO RIO GRANDE DO SUL
Campus Vacaria
Licenciatura em Ciências Biológicas
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência Pibid/Capes-IFRS

Nome do bolsista: Júlia Berteli Bizotto
Tema da atividade: Resenha Crítica referente a BNCC.

           Resenha Crítica referente a BNCC.
   A BNCC e o Ensino de Ciências: A Importância das Práticas Investigativas nos Anos Iniciais de Lidiany Bezerra Silva de Azevedo, Liliane Oliveira de Brito, Bernardete Fernandes de Araújo, critica a não prática da metodologia proposta pela BNCC com viés investigativo por falta da formação continuada dos professores na área de Ciências. Assim como o artigo com visão crítica escrito por Cláudia Lino Piccinini e Maria Carolina Pires de Andrade: O ensino de Ciências da Natureza nas versões da Base Nacional Comum Curricular, mudanças, disputas e ofensiva liberal-conservadora, que as autoras criticam a visão não laica e parcial que o documento sofreu nas trocas de governo durante seu desenvolvimento, tornando a educação um espaço mais conservador.
    Todas as ações, opiniões e decisões são políticas, o ser humano em uma sociedade age como um ser político, todas as escolhas do dia-a-dia apresentam um significado, apoio e ideologia de acordo com o que faz sentido e é significativo para cada indivíduo. A escola não foge dessa realidade. Ao entender a escola como um lugar político, se entende ela como um ambiente plural que deve respeitar todas as individualidades, visto que é neste local que a maioria das pessoas frequenta no mínimo doze anos da sua vida.
    Visando uma melhor organização e pensando na qualidade de ensino, foi desenvolvida a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) entre 2015 e 2018. Este documento surgiu com a necessidade de se criar um padrão de eficiência de ensino em todo o território nacional, porém não foi exatamente isso que aconteceu. As trocas de governo e o impacto do impeachment da presidente Dilma Rousseff no decorrer do desenvolvimento do documento claramente interferiram no mesmo.
    É notório o quanto as escolhas políticas impactam a realidade da sociedade.
    Entre todas as versões da BNCC, diversas mudanças ocorreram, finalizando uma base menos plural e mais conservadora, principalmente no Ensino das Ciências, área que foi muito podada até chegar em um material pouco exploratório das realidades, porém muito de acordo com a visão conservadora, evitando as falas sobre sexualidade e individualidade das pessoas, por exemplo. Mesmo que o documento evidencie na teoria os conteúdos, a prática não está tão de acordo.
    Analisando as mudanças da realidade escolar, ampliação das tecnologias, perfil dos estudantes e comunidade, metodologias e práticas docentes, a abordagem educacional deve acompanhar essas evoluções, a BNCC tem essa proposta, mas a prática escolar é diferente. Os professores limitados a sua formação inicial, muitas vezes não ampliam o horizonte em relação à sua prática, a qual poderia se intensificar positivamente através das formações continuadas, porém não há um incentivo para isso, o salário pouco muda, a valorização da sociedade também, não são muitos benefícios.
    A BNCC deve, assim como toda a sociedade e o governo federal, valorizar a escola como um ambiente não só da educação conteudista e para o trabalho, mas também um local de valorização, autoestima e confiança, pluralidade e respeito, pensando nos professores e alunos como seres atuantes e autônomos para seu exercício na comunidade. Não há espaço na educação com ideologias preconceituosas e pouco reconhecimento da importância da escola. A população precisa abrir os olhos para a realidade e pensar no futuro das crianças que serão atuantes dentro dela. Já diria o grande educador Darcy Ribeiro: "A crise da educação no Brasil não é uma crise; é um projeto”.
Disponível em http://umbrasil.com/charges/charge-04-02-2019/ Acesso em 23 de janeiro de 2021



domingo, 17 de janeiro de 2021

Linha do Tempo BNCC e Ensino de Ciências.

 Esta linha do tempo retrata um pouco da história do Ensino de Ciências e a criação da Base Nacional Comum Curricular.



terça-feira, 12 de janeiro de 2021

Atividades sobre vacina e esboço do material de divulgação.

 C:\Users\Secretaria\Documents\PRONATEC\PRONATEC\LOGO\LOGO IFRS.png

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA

DO RIO GRANDE DO SUL

Campus Vacaria

Licenciatura em Ciências Biológicas

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência Pibid/Capes-IFRS

Nome do bolsista: Júlia Berteli Bizotto

Tema da atividade: Texto sobre as vacinas.

Data de entrega: 13/01/2021

Texto e esboço de material sobre vacinas.

Explicação sobre as vacinas

  1. Explique de forma detalhada como é a ação das vacinas que usam RNAm.

Dentro de cada célula, os seres vivos apresentam tipo uma “ficha” que mostra as informações e características, funcionamento, é como uma descrição daquela célula, essas funções são exercidas pelos Ácidos Nucleicos, eles que fazem o transporte dessas informações através do DNA e do RNA.

Uma das estratégias para a vacina contra a COVID-19 é a de injetar na pessoa o RNA envolto por um tipo de “película” que vai entrar dentro das células, esse RNA mensageiro vai levar a informação de uma proteína que vai produzir os “spikes”, dessa forma o corpo vai se proteger ativando o sistema imunológico para defender e batalhar para o corpo se livrar desse suposto vírus, porque na verdade não tem o vírus nessa vacina, só uma forma de enganar as células e parecer ele.

Essa é uma vacina que utiliza um método novo que não é muito comum e precisa ser refrigerada em baixas temperaturas para manter sua eficiência, mas os laboratórios e pesquisadores garantiram que ela é segura, o sistema imune reage de uma forma mais “fraca”, mas que é eficaz em frente a todas essas mortes e complicações que a população global tem vivido por causa da pandemia.


  1. Explique de forma detalhada como é a ação das vacinas que usam adenovírus.

Quando o corpo não está muito saudável com a imunidade baixa por vários motivos como má alimentação, sedentarismo, falta de água, entre outros, é mais fácil os vírus infectarem o corpo e deixar a pessoa doente com vários sintomas e se sentindo fraca, por isso é importante ter hábitos saudáveis e cuidar da saúde em geral, só que há outras formas de se proteger também. Através de muito estudo, há centenas de anos as vacinas contribuem para que as pessoas fiquem menos doentes, elas provocam uma resposta imunológica dentro do corpo para que quando o organismo encontrar o vírus de verdade, ele já esteja preparado para se proteger e lutar contra esse invasor que vai causar doenças, nesse momento de pandemia a vacina está mais em evidência e muito almejada pela população global que luta contra a COVID-19.

Um tipo de vacina muito interessante é com Adenovírus, esse tipo de vacina funciona da seguinte forma, os cientistas escolhem um tipo de vírus que não seja uma grande ameaça para o ser humano e dentro do laboratório modificam ele, como se trocassem a “roupa” dele, neste caso que é vivenciado hoje, a nova “roupa” consiste em uma proteína do coronavírus chamada “Gene spike”, aquela “coroa” ao redor do vírus que ficou popularmente conhecida pela imagem compartilhada nas redes sociais e televisão.

Dessa forma, quando a pessoa é vacinada com esse tipo de vacina, o adenovírus produz as proteínas do vírus dentro do corpo através das células, dessa forma o corpo produz uma reação imunológica para se proteger desse vírus novo que está tentando danificar o organismo, vencendo o vírus e já deixando na memória imunológica essa “batalha”, então quando o vírus da COVID-19 entrar no corpo, as células do sistema imune já estarão preparadas para combater o vírus.

Esse tipo de mecanismo é utilizado em várias vacinas que estão sendo produzidas mundialmente para combater a pandemia, mas no Brasil, a Fiocruz produz a vacina da AstraZeneca, muito conhecida como a vacina de Oxford.

  1. Desenvolva um esboço de um material de divulgação sobre as vacinas. 

Arte autoral.

quarta-feira, 6 de janeiro de 2021

Atividades relacionadas aos vídeos sobre Vacina.

 C:\Users\Secretaria\Documents\PRONATEC\PRONATEC\LOGO\LOGO IFRS.png

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA

DO RIO GRANDE DO SUL

Campus Vacaria

Licenciatura em Ciências Biológicas

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência Pibid/C

apes-IFRS


Nome do bolsista: Júlia Berteli Bizotto

Tema da atividade: Estudos da Vacina.

Data de entrega: 06/01/2021

Atividades em relação aos vídeos assistidos sobre as vacinas, enfoque nas relacionadas à COVID-19.

  1. Em relação as vacinas de RNAm:

  1. Quais são as principais vacinas? São elas: MRNA-1273 nos EUA e BNT162 no Reino Unido.

  2. Como elas funcionam no nosso organismo? As células do corpo codificam e produzem as proteínas do vírus que se apresenta pelo seu RNA, assim o sistema imunológico irá reagir contra essas células que produzem a proteína do vírus.

  3. Existe a possibilidade dessa vacina causar mudanças no material genético? Por quê?  Não, porque o RNA mensageiro não chega ao DNA da célula.

  4. Por que essa vacina precisa ser mantida em baixas temperaturas? Para manter a potência do RNA mensageiro que pode ser facilmente enfraquecido, em baixas temperaturas esse processo ocorre mais devagar.


  1. Em relação às vacinas que utilizam adenovírus:

  1. Quais são as principais vacinas? São elas: AZD1222 no Reino Unido e Ad5-nCov na China.

  2. Como elas funcionam no nosso organismo? Um pedaço do vírus da COVID-19 é unido a outro vírus que já tem vacina e não é muito agressivo, ativando assim o sistema imune.

  3. É preciso que essa vacina seja mantida em baixa temperatura? Não em temperaturas negativas, mas baixas.


  1. Qual vacina tem acordo com o Instituto Butantan? 

A vacina Coronavac.

  1. Qual vacina tem acordo com a Fiocruz? 

A vacina produzida  Oxford/AstraZeneca.

  1. Explique como as vacinas deverão ser aplicadas (número de doses e tempo entre elas). 

As vacinas até agora têm importância na vacinação se forem em duas doses e com intervalo de no mínimo 15 dias.

  1. Após tomar a vacina, será preciso continuar a usar máscara? Por quê?

Sim, é um hábito que vai permanecer por questão de saúde coletiva até ter uma cobertura vacinal grande. É importante não apenas para a pandemia, mas também para evitar outras doenças virais como a gripe.

  1. Quais são os grupos em que não será recomendado tomar a vacina? 

Pessoas lactantes, grávidas, crianças e algumas pessoas imunocomprometidas.

  1. Cerca de 50% das pessoas não pretendem tomar a vacina da CoronaVac porque ela é fabricada na China. Está certo dizer que esta vacina é chinesa? 

Não, pois ela é produzida junto com o Instituto Butantan, aqui é desenvolvida com inspeção brasileira e com comprovação brasileira pelo instituto.

  1. Qual é a função da ANVISA na regulação do uso da vacina? 

A ANVISA,  é vinculada ao Ministério da Saúde, essa organização é responsável por realizar a fiscalização da eficácia e qualidade para a população em relação a diversas áreas da saúde, principalmente nesse momento com a vacina.

  1. Você pretende tomar a vacina? Se sim, tem preferência por alguma vacina ou só irá tomar a vacina que a rainha da Inglaterra for imunizada?

Pretendo sim, não tenho preferência específica, visando que a ANVISA realiza todo um processo para aprovação e comprovação de eficácia, foi investido muito nessas vacinas assim como muitos pesquisadores correram por elas, não vejo motivos plausíveis até agora para não me vacinar.

  1. Na sua opinião, qual é o motivo para tanto pânico e medo em relação à vacinação? Quais foram os comentários que vocês ouviram de familiares e amigos relacionados a isso? 

Acredito que a falta de busca por informação em fontes confiáveis, muitas pessoas do movimento anti-vacina espalhando informações falsas e a não valorização dos estudos científicos. As pessoas esqueceram que a ciência é um estudo comprovado, principalmente por conta da indiferença do presidente em relação a importância da vacina, a ciência não é alguém que supõe algo ou conspira sobre um único tópico e divulga isso sem comprovar, é necessário que a gente como população seja crítico e questione as coisas, mas sendo racional e com bom senso, a saúde pública, nesse momento, é prioridade, cabe aos órgãos públicos, principalmente ao presidente da república, incentivar a conscientização da importância das vacinas.

Porém, não sei o que esperar de uma população que não se vacinou totalmente contra sarampo, não leva os filhos para vacinar contra poliomielite, tudo gratuíto, é chocante o quanto a desinformação corre mais rápido que a informação coerente e conscientização.

Muitos familiares meus e amigos mais velhos falaram que: tudo era estratégia de governo, se a rainha da Inglaterra não quis se vacinar é porque não “presta” vacina, não tem motivo de tomar vacina chinesa se tem cloroquina.

 

  1. Como os bolsistas do PIBID podem ajudar a elucidar as dúvidas dos alunos das escolas e da população em geral sobre as vacinas? 

Muitas vezes o medo fala mais alto porque não há a informação correta para esclarecer, os bolsistas do PIBID podem contribuir através de vídeos, panfletos informativos, mensagens de texto em redes sociais, tudo com informações desde o que acontece com o corpo quando se vacina até chegar na vacina mais comentada hoje, a contra COVID-19.




Podcast sobre "O ensino investigativo de ciências" dos bolsistas Júlia e César.

 Aqui você encontra o episódio dos bolsistas Júlia e César sobre O Ensino Investigativo de Ciências", ficou curioso? Só clicar no link:...