INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
DO RIO GRANDE DO SUL
Campus Vacaria
Licenciatura em Ciências Biológicas
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência Pibid/Capes-IFRS
Nome do bolsista: Júlia Berteli BizottoTema da atividade: Resenha Crítica referente a BNCC.
Resenha Crítica referente a BNCC.
A BNCC e o Ensino de Ciências: A Importância das Práticas Investigativas nos Anos Iniciais de Lidiany Bezerra Silva de Azevedo, Liliane Oliveira de Brito, Bernardete Fernandes de Araújo, critica a não prática da metodologia proposta pela BNCC com viés investigativo por falta da formação continuada dos professores na área de Ciências. Assim como o artigo com visão crítica escrito por Cláudia Lino Piccinini e Maria Carolina Pires de Andrade: O ensino de Ciências da Natureza nas versões da Base Nacional Comum Curricular, mudanças, disputas e ofensiva liberal-conservadora, que as autoras criticam a visão não laica e parcial que o documento sofreu nas trocas de governo durante seu desenvolvimento, tornando a educação um espaço mais conservador.
Todas as ações, opiniões e decisões são políticas, o ser humano em uma sociedade age como um ser político, todas as escolhas do dia-a-dia apresentam um significado, apoio e ideologia de acordo com o que faz sentido e é significativo para cada indivíduo. A escola não foge dessa realidade. Ao entender a escola como um lugar político, se entende ela como um ambiente plural que deve respeitar todas as individualidades, visto que é neste local que a maioria das pessoas frequenta no mínimo doze anos da sua vida.
Visando uma melhor organização e pensando na qualidade de ensino, foi desenvolvida a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) entre 2015 e 2018. Este documento surgiu com a necessidade de se criar um padrão de eficiência de ensino em todo o território nacional, porém não foi exatamente isso que aconteceu. As trocas de governo e o impacto do impeachment da presidente Dilma Rousseff no decorrer do desenvolvimento do documento claramente interferiram no mesmo.
É notório o quanto as escolhas políticas impactam a realidade da sociedade.
Entre todas as versões da BNCC, diversas mudanças ocorreram, finalizando uma base menos plural e mais conservadora, principalmente no Ensino das Ciências, área que foi muito podada até chegar em um material pouco exploratório das realidades, porém muito de acordo com a visão conservadora, evitando as falas sobre sexualidade e individualidade das pessoas, por exemplo. Mesmo que o documento evidencie na teoria os conteúdos, a prática não está tão de acordo.
Analisando as mudanças da realidade escolar, ampliação das tecnologias, perfil dos estudantes e comunidade, metodologias e práticas docentes, a abordagem educacional deve acompanhar essas evoluções, a BNCC tem essa proposta, mas a prática escolar é diferente. Os professores limitados a sua formação inicial, muitas vezes não ampliam o horizonte em relação à sua prática, a qual poderia se intensificar positivamente através das formações continuadas, porém não há um incentivo para isso, o salário pouco muda, a valorização da sociedade também, não são muitos benefícios.
A BNCC deve, assim como toda a sociedade e o governo federal, valorizar a escola como um ambiente não só da educação conteudista e para o trabalho, mas também um local de valorização, autoestima e confiança, pluralidade e respeito, pensando nos professores e alunos como seres atuantes e autônomos para seu exercício na comunidade. Não há espaço na educação com ideologias preconceituosas e pouco reconhecimento da importância da escola. A população precisa abrir os olhos para a realidade e pensar no futuro das crianças que serão atuantes dentro dela. Já diria o grande educador Darcy Ribeiro: "A crise da educação no Brasil não é uma crise; é um projeto”.
Muito bem Júlia, continue sendo "fora da caixinha"!
ResponderExcluirAtt
Professora Carolina Moretti