quarta-feira, 6 de janeiro de 2021

Atividades relacionadas aos vídeos sobre Vacina.

 C:\Users\Secretaria\Documents\PRONATEC\PRONATEC\LOGO\LOGO IFRS.png

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA

DO RIO GRANDE DO SUL

Campus Vacaria

Licenciatura em Ciências Biológicas

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência Pibid/C

apes-IFRS


Nome do bolsista: Júlia Berteli Bizotto

Tema da atividade: Estudos da Vacina.

Data de entrega: 06/01/2021

Atividades em relação aos vídeos assistidos sobre as vacinas, enfoque nas relacionadas à COVID-19.

  1. Em relação as vacinas de RNAm:

  1. Quais são as principais vacinas? São elas: MRNA-1273 nos EUA e BNT162 no Reino Unido.

  2. Como elas funcionam no nosso organismo? As células do corpo codificam e produzem as proteínas do vírus que se apresenta pelo seu RNA, assim o sistema imunológico irá reagir contra essas células que produzem a proteína do vírus.

  3. Existe a possibilidade dessa vacina causar mudanças no material genético? Por quê?  Não, porque o RNA mensageiro não chega ao DNA da célula.

  4. Por que essa vacina precisa ser mantida em baixas temperaturas? Para manter a potência do RNA mensageiro que pode ser facilmente enfraquecido, em baixas temperaturas esse processo ocorre mais devagar.


  1. Em relação às vacinas que utilizam adenovírus:

  1. Quais são as principais vacinas? São elas: AZD1222 no Reino Unido e Ad5-nCov na China.

  2. Como elas funcionam no nosso organismo? Um pedaço do vírus da COVID-19 é unido a outro vírus que já tem vacina e não é muito agressivo, ativando assim o sistema imune.

  3. É preciso que essa vacina seja mantida em baixa temperatura? Não em temperaturas negativas, mas baixas.


  1. Qual vacina tem acordo com o Instituto Butantan? 

A vacina Coronavac.

  1. Qual vacina tem acordo com a Fiocruz? 

A vacina produzida  Oxford/AstraZeneca.

  1. Explique como as vacinas deverão ser aplicadas (número de doses e tempo entre elas). 

As vacinas até agora têm importância na vacinação se forem em duas doses e com intervalo de no mínimo 15 dias.

  1. Após tomar a vacina, será preciso continuar a usar máscara? Por quê?

Sim, é um hábito que vai permanecer por questão de saúde coletiva até ter uma cobertura vacinal grande. É importante não apenas para a pandemia, mas também para evitar outras doenças virais como a gripe.

  1. Quais são os grupos em que não será recomendado tomar a vacina? 

Pessoas lactantes, grávidas, crianças e algumas pessoas imunocomprometidas.

  1. Cerca de 50% das pessoas não pretendem tomar a vacina da CoronaVac porque ela é fabricada na China. Está certo dizer que esta vacina é chinesa? 

Não, pois ela é produzida junto com o Instituto Butantan, aqui é desenvolvida com inspeção brasileira e com comprovação brasileira pelo instituto.

  1. Qual é a função da ANVISA na regulação do uso da vacina? 

A ANVISA,  é vinculada ao Ministério da Saúde, essa organização é responsável por realizar a fiscalização da eficácia e qualidade para a população em relação a diversas áreas da saúde, principalmente nesse momento com a vacina.

  1. Você pretende tomar a vacina? Se sim, tem preferência por alguma vacina ou só irá tomar a vacina que a rainha da Inglaterra for imunizada?

Pretendo sim, não tenho preferência específica, visando que a ANVISA realiza todo um processo para aprovação e comprovação de eficácia, foi investido muito nessas vacinas assim como muitos pesquisadores correram por elas, não vejo motivos plausíveis até agora para não me vacinar.

  1. Na sua opinião, qual é o motivo para tanto pânico e medo em relação à vacinação? Quais foram os comentários que vocês ouviram de familiares e amigos relacionados a isso? 

Acredito que a falta de busca por informação em fontes confiáveis, muitas pessoas do movimento anti-vacina espalhando informações falsas e a não valorização dos estudos científicos. As pessoas esqueceram que a ciência é um estudo comprovado, principalmente por conta da indiferença do presidente em relação a importância da vacina, a ciência não é alguém que supõe algo ou conspira sobre um único tópico e divulga isso sem comprovar, é necessário que a gente como população seja crítico e questione as coisas, mas sendo racional e com bom senso, a saúde pública, nesse momento, é prioridade, cabe aos órgãos públicos, principalmente ao presidente da república, incentivar a conscientização da importância das vacinas.

Porém, não sei o que esperar de uma população que não se vacinou totalmente contra sarampo, não leva os filhos para vacinar contra poliomielite, tudo gratuíto, é chocante o quanto a desinformação corre mais rápido que a informação coerente e conscientização.

Muitos familiares meus e amigos mais velhos falaram que: tudo era estratégia de governo, se a rainha da Inglaterra não quis se vacinar é porque não “presta” vacina, não tem motivo de tomar vacina chinesa se tem cloroquina.

 

  1. Como os bolsistas do PIBID podem ajudar a elucidar as dúvidas dos alunos das escolas e da população em geral sobre as vacinas? 

Muitas vezes o medo fala mais alto porque não há a informação correta para esclarecer, os bolsistas do PIBID podem contribuir através de vídeos, panfletos informativos, mensagens de texto em redes sociais, tudo com informações desde o que acontece com o corpo quando se vacina até chegar na vacina mais comentada hoje, a contra COVID-19.




Um comentário:

Podcast sobre "O ensino investigativo de ciências" dos bolsistas Júlia e César.

 Aqui você encontra o episódio dos bolsistas Júlia e César sobre O Ensino Investigativo de Ciências", ficou curioso? Só clicar no link:...