domingo, 28 de fevereiro de 2021

E-Book Feira de Ciências

As Feiras de Ciências são ambientes de muito aprendizado, diálogo e criatividade. São uma ótima alternativa para o planejamento escolar.

Clique no link e confira o E-Book feito pela bolsista.

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021

Proposta de atividade QSC

C:\Users\Secretaria\Documents\PRONATEC\PRONATEC\LOGO\LOGO IFRS.png

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA

DO RIO GRANDE DO SUL

Campus Vacaria

Licenciatura em Ciências Biológicas

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência Pibid/Capes-IFRS

Nome do bolsista: Júlia Berteli Bizotto

Tema da atividade: Proposta de atividade QSC.

Data de entrega: 22/02/2021

 

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Campus Vacaria


PROPOSTA DE ATIVIDADE – QUESTÕES SÓCIO CIENTÍFICAS

Componente Curricular: Ciências 

Ano*: 7 

Unidade Temática*: Vida e Evolução

Objeto de Conhecimento*: Programas e indicadores de saúde pública.

Habilidades*: (EF07CI09) Interpretar as condições de saúde da comunidade, cidade ou estado, com base na análise e comparação de indicadores de saúde (como taxa de mortalidade infantil, cobertura de saneamento básico e incidência de doenças de veiculação hídrica, atmosférica entre outras) e dos resultados de políticas públicas destinadas à saúde.

Objetivos**: Examinar a distribuição de água potável no Brasil; Identificar as principais doenças transmitidas através da água não limpa e prevenção dessas; Observar os impactos da falta de água potável na saúde da população; Analisar os dados de distribuição nacional da água; Elaborar soluções acessíveis para a falta de água potável.

Tempo da aula**: 6 períodos (2 por dia, 45min cada).

Proposta de Questão Sócio-Científica**: (Elaboração de um texto no formato de uma história com 25 a 30 linhas).

Doenças de veiculação hídrica (hepatites A e E)

A casa do Joaquim, no interior de uma cidade perto de Vacaria, não apresenta encanamento para receber água potável, por isso ele e sua irmã mais velha, a Joana, vão a cada 15 dias buscar água limpa no caminhão pipa que a cidade vizinha leva quinzenalmente para a população da cidade de 2.500 habitantes que os irmãos moram. Só que nem sempre essa entrega acontece, assim as famílias acabam ficando às vezes um mês inteiro sem água potável, utilizando água da chuva e dos rios fervida para se lavar e cozinhar.

Por causa da escassez da água potável, a cidade enfrenta muitas dificuldades e doenças graves que acometem a maioria da população desde o nascimento até a maioridade, assim como as gestantes. O que é um indicador muito grave para a saúde pública e pode causar até uma endemia.

Nos últimos 15 dias,  Joana tem sentido muita tontura, vômitos, dor abdominal e apresenta urina escura. Os pais dela foram até o posto de saúde da cidade vizinha com ela para realizar uma consulta e entender o que estava acontecendo.

A doutora que estava no postinho, observou os sintomas, as condições de saneamento que a família vive e que a carteirinha de vacinação da Joana não estava completa, constatando assim que poderia ser Hepatite A, que é uma doença ocasionada pela má qualidade da água. Para confirmar, ela precisava fazer o teste de sangue e ver se havia anticorpos IgM e IgG.

Os pais questionaram a médica sobre o motivo de a Joana ter ficado doente e o seu irmão não, já que ambos faziam tudo junto. A doutora explicou que poderia ser pelo motivo de o irmão ter sido vacinado.

Após algumas semanas, o resultado do exame estava pronto e a médica orientou a família para que Joana se recuperasse, mantendo-se em repouso e tratando com medicação os sintomas apresentados.

Com o ocorrido, a família atualizou as suas carteirinhas de vacinação e perceberam o quanto a população era negligenciada sem o acesso à água potável, conversando com a vizinhança para pensar nas soluções dessa escassez de água limpa e acessível que todos têm direito.

Metodologia**: (Proposta de atividades a partir da QSC – escrever detalhadamente como a QSC irá ser trabalhada em aula. Deverão ser elaboradas de 8 a 10 questões). 

Aula 1

1- Questionar os alunos sobre o que eles acham que são “Doenças de veiculação hídrica”;

2- A partir das respostas compartilhadas, realizar a leitura do texto;

3- Apresentar um glossário sobre o texto:

-Glossário:

*IgM: imunoglobulina M. Se uma pessoa realizar um exame e resultar em IgM reagente, significa que ela está com o vírus ativo no corpo.

*IgG: imunoglobulina G. Se uma pessoa realizar um exame e resultar em IgG reagente, significa que ela já entrou em contato com o vírus em algum momento e por isso apresenta uma proteção já contra ele.

*Imunoglobulina: proteínas que realizam a proteção do organismo contra vírus, bactérias, substâncias químicas e toxinas.

4- Questionar os alunos:

  1. Você já ouviu alguma situação similar a essa da história? Se sim, qual?

  2. Você sabe o que é uma endemia? Dê sugestões do que você acha que é. (Após as respostas explicar que endemia é um surto de uma doença em uma determinada região).

  3. Quais ações do nosso dia a dia seriam impedidas se não tivéssemos acesso à água potável?

  4. Qual a importância do acesso à água potável para a saúde da população?

  5. Na história, a família teve a possibilidade de ir até o posto de saúde. Será que isso é uma realidade de todas as pessoas no Brasil? Por quê?

  6. Dentro da história é possível observar a importância da vacinação para prevenção da doença, principalmente entre os dois irmãos, visto que um deles não foi infectado pelo vírus. Por que será que a irmã mais velha não foi vacinada? Será que foi a falta de informação dos pais na época que ela nasceu ou algo diferente disso?

  7. Você acha que a falta de acesso à água potável é algo comum no Brasil ou raro? Justifique sua afirmação ou negação.

  8. Na história, cita que a população local fervia água da chuva e rios para consumo no banho e cozimento de alimentos. Você considera isso uma opção confiável para melhorar a qualidade da água? Por quê?

  9. Quem você acha que é responsável pela distribuição e manutenção da qualidade da água para as cidades?

  10. Quais atitudes o responsável pela distribuição e manutenção da qualidade da água deveria tomar a partir de situações como essa citada no texto?

4- Após a discussão das questões, apresentar o painel “Abastecimento de Água-2019” pelo projetor:

Aula 2

1- Realizar análise  com a turma do painel da aula anterior, com enfoque na distribuição de água por região brasileira, quantidade de pessoas que têm acesso a água potável em relação às que não têm, quais são os responsáveis pelo fornecimento e a perda de água na distribuição. Observar se os dados respondem a algumas questões anteriores.

2- Organizar a turma nos grupos estabelecidos na aula anterior.

3- Divididos nos grupos em diferentes lugares da sala, os alunos vão realizar uma atividade na qual eles serão os secretários da saúde de uma cidade imaginária por um dia e a professora é a prefeita que quer uma solução para o problema.

-Execução: “Imagine que vocês são secretários da saúde da cidade de Vacarianópolis, nesta cidade, a população enfrenta um grande problema que é a falta de água potável por causa da falta de um encanamento de qualidade e uma estação de tratamento de água. A população tem sofrido com diversos problemas de saúde como diarreia e vômitos. Qual a solução que vocês irão oferecer para a prefeita que está muito preocupada com a situação de Vacarianópolis?”

-Nos grupos, os alunos precisam preencher a ficha de proposta:


Ficha de proposta

Grupo:

Data:


“Prezados Secretários,

Venho por meio desta solicitação escrita, pedir uma solução para o grande problema de escassez de água potável para minha população de Vacarianópolis. Meus cidadãos estão ficando doentes e preciso de uma proposta urgente para evitar maiores danos à saúde pública.

Atenciosamente, Prefeita de Vacarianópolis.”

Proposta

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Orçamento

Itens:

Valor:








Total de gastos: R$


_____________________________________________________________

Assinatura dos secretários

Aula 3

1- Os 8 grupos serão sorteados para realizar suas apresentações em até 10 minutos.

2- Realizar uma análise das propostas com a turma e fazer uma reflexão sobre cada uma e sua viabilidade de aplicação na realidade das cidades.

3- Fazer uma reflexão sobre a importância da água potável e do saneamento básico para evitar doenças que são muito desconfortáveis e um grande problema para o cidadão e a população em geral.

Avaliação**:

A avaliação é realizada através das respostas dos alunos sobre a reflexão após o levantamento de dados e identificação da situação-problema levantada em aula, assim como na estratégia dos grupos para realização da atividade proposta, tanto como a relação dentro do grupo quanto na resolução do trabalho.

Referências:

-REGIONAL, Ministério do Desenvolvimento. Abastecimento de água-2019. Disponível em: http://snis.gov.br/painel-informacoes-saneamento-brasil/web/painel-abastecimento-agua. Acesso em: 21 fev. 2021.

-Ministério da Saúde. Hepatites Virais. In: SAÚDE, Ministério da. Guia de Vigilância em Saúde. Brasília: Editora Ms, 2019. p. 263-276. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/guia_vigilancia_saude_3ed.pdf. Acesso em: 21 fev. 2021.

-SAÚDE, Ministério da. Análise de indicadores relacionados à água para consumo humano e doenças de veiculação hídrica no Brasil, ano 2013, utilizando a metodologia da matriz de indicadores da Organização Mundial da Saúde (OMS). Brasília: Editora Ms, 2015. 39 p. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/analise_indicadores_agua_consumo_humano_doencas_hidrica_brasil_2013.pdf. Acesso em: 21 fev. 2021.

EDUCAÇÃO, Ministério da. CIÊNCIAS – 7º ANO. In: EDUCAÇÃO, Ministério da. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Brasília: Editora Ms, 2018. p. 346-347. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 21 fev. 2021.

PONTE, Gabriella. O que é IgG e IgM? 2020. Disponível em: https://www.bio.fiocruz.br/index.php/br/noticias/1739-o-que-e-igg-e-igm. Acesso em: 22 fev. 2021.


quinta-feira, 11 de fevereiro de 2021

Texto sobre Eixo da BNCC: Vida e Evolução (EF 2)

 C:\Users\Secretaria\Documents\PRONATEC\PRONATEC\LOGO\LOGO IFRS.png

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA

DO RIO GRANDE DO SUL

Campus Vacaria

Licenciatura em Ciências Biológicas

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência Pibid/Capes-IFRS

Nome do bolsista: Júlia Berteli Bizotto

Texto sobre Eixo da BNCC: Vida e Evolução (EF 2)

A Base Nacional Comum Curricular com objetivo de ter um ensino em espiral para os alunos construírem o conhecimento gradativamente nos anos na escola, determinou três eixos dentro das ciências, um deles é “Vida e Evolução”, o qual inicia o planejamento do Ensino Fundamental II (6º a 9º ano).

No 6º (sexto) ano os conteúdos são: células como unidade de vida (entender as partes das células e funções), interação entre o sistema locomotor e nervoso (associar o funcionamento e estrutura desses sistemas), lentes corretivas (identificar a importância da visão para funcionamento do corpo). Os quais são viáveis para a faixa etária dos alunos.

Já no 7º (sétimo) ano, os conteúdos são: diversidade dos ecossistemas (caracterizar cada ecossistema brasileiro), fenômenos naturais e impactos ambientais (observar as mudanças e catástrofes ambientais e suas consequências), programas e indicadores de saúde pública (interpretar a qualidade da saúde das pessoas e identificar as tecnologias de controle ambiental e saúde). Nota-se uma boa organização dos conteúdos para a idade dos discentes.

O 8º (oitavo) ano trabalha com: mecanismos reprodutivos e sexualidade. Identificar, reconhecer e discutir formas de reprodução dos seres vivos, ação hormonal no organismo, tipos de métodos preservativos, diferentes DSTs e ISTs, assim como a sexualidade humana e suas implicações. Esses conteúdos são importantes e de acordo com a faixa etária.

Ao fim, no 9º (nono) ano, são estudadas: hereditariedade (compreender genética a partir das características hereditárias e transmissão destas), ideias evolutivas (discutir as principais teorias evolutivas e a relação delas sobre a biodiversidade), preservação da biodiversidade (identificar a importância das unidades de preservação e propiciar ideias novas para a conservação). Os conteúdos propostos são adequados para os alunos desse nível.

Observa-se neste eixo e período escolar, a importância do cuidado com meio ambiente e a saúde para as formas de vida, principalmente o ser humano. A partir do sétimo ao último ano do EF 2, os conteúdos são em espiral porque se aprofundam e têm relação entre si, o que não se percebe no 6º (sexto) ano os conteúdos não são associados aos dos anos seguintes.

Os assuntos tratados neste eixo condizem com a maturidade dos alunos em cada fase, não há uma defasagem de conteúdos em geral, exceto pela falta da fala sobre orientação sexual e identidade de gênero, assunto o qual aprofunda a questão da saúde pública e respeito à diversidade dentro da sociedade.




domingo, 7 de fevereiro de 2021

Atividades sobre Questões Socio Cientificas

 C:\Users\Secretaria\Documents\PRONATEC\PRONATEC\LOGO\LOGO IFRS.png

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA

DO RIO GRANDE DO SUL

Campus Vacaria

Licenciatura em Ciências Biológicas

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência Pibid/Capes-IFRS

Nome do bolsista: Júlia Berteli Bizotto

Atividades sobre Questões Socio Cientificas

1. Comente a afirmação de Paulo Freire de que não existe neutralidade na educação.

 Paulo Freire afirma que não existe uma posição neutra dentro da educação, esta constatação faz uma reflexão para o fato de que a escola compõe-se de diversas pessoas, desde sua equipe até comunidade escolar.

Dessa forma fica difícil se manter neutro e imparcial às adversidades, responsabilidades e realidade do meio, visto que há muitas vivências e opiniões entre os indivíduos que fazem parte deste.

2. Quais as principais características da CTSA? 

A CTSA tem algumas características que visam a mudança no aspecto educacional vivido nas escolas, como: tornar o ensino mais interessante e instigante, sendo ele contextualizado e interligado entre as disciplinas se tornando mais humanitário e crítico.

O aluno aprenderá construindo com a turma, utilizando materiais com embasamento científico, com a CTSA ele deixará de apenas aprender um conteúdo, mas também aprender ele compreendendo a ciência de uma forma mais simples, não inacessível.

3. O que são as QSC? 

São as Questões Socio Científicas, essas são situações problemáticas que criam a possibilidade de serem usadas com a educação científica utilizando uma metodologia contextualizada, podendo solucionar problemas com base nessa educação. Através da QSC, os alunos além de compreenderem o conteúdo, se sentem responsáveis e protagonistas das ações relacionadas à mudança.

4. Como a CTSA e as QSC se articulam com a BNCC?

Se articulam a partir da ideia de um ensino menos tradicional e mais investigativo com o propósito de um aluno protagonista na sua aprendizagem e o professor como mediador. 

Tanto a CTSA e QSC, quanto a BNCC, têm objetivos em comum, principalmente quando se refere à visão do aluno como atuante responsável dentro da sociedade e que precisa ter relação com o meio em que vive, assumindo o compromisso com seus atos. Assim como o uso de materiais com embasamento científico.

5. Quais as características de uma proposta de ensino baseada em QSC?

Ela propõe um ensino científico, não tradicional, mas ético e investigativo. Estimula os estudantes a fazerem reflexões, perguntas, tirarem conclusões, questionarem, entenderem situações adversas, adquirindo senso crítico, responsabilidade, identidade e aprendizagem.

6. Como as QSC devem ser elaboradas? 

Com casos e histórias curtas, elaboradas com uma sequência de fatos, diálogos  e personagens que são associados ao dia a dia dos alunos e sua realidade social.

Através dessa premissa, pode-se iniciar uma discussão reflexiva sobre as situações abordadas no caso, pensar em possíveis problemas, refletir sobre soluções, discutir com a turma sobre as ideias de todos e assim chegar a possíveis conclusões sobre o problema.

7. Qual o papel do professor na utilização das QSC em sala de aula? 

O professor é um apoiador de todos os estudantes, tanto emocional quanto teórico, ele estimula e orienta os alunos em relação a aprendizagem científica e reflexões éticas e de valores que os estudantes carregam, assim como adquirem dentro da escola.

8. Quais as oportunidades apresentadas pelo texto para a utilização do tema “agrotóxicos” e do tema “polinização” em uma atividade de QSC: o que pode ser trabalhado, e de que forma? Escreva no mínimo cinco exemplos dados no texto, para cada um dos temas.

Leitura do caso sobre uso excessivo de agrotóxicos e desmatamento e sua relação com as consequências na natureza, a partir de uma realização de atividades relacionadas ao caso com questões, o professor pode apresentar a programação planejada, apresentar aos alunos o caso e ouvi-los, solicitar que os alunos realizem uma pesquisa sobre o tema com as possíveis soluções da problemática e apresentem os resultados para a turma. Pode-se realizar identificação de empresas que usam agrotóxicos, fazer análise de agrotóxicos, pensar em formas de divulgar esse assunto, conversar com os produtores rurais sobre esse assunto, identificar quais são os equipamentos que protegem os trabalhadores da ação dos agrotóxicos.

Leitura do caso sobre a redução e morte dos polinizadores e suas possíveis causas, realização de atividades referentes ao caso e ao conteúdo polinização, podendo analisar os tipos de polinização, levantar dados de polinizadores, observar e elaborar gráficos comparativos com a polinização e tipos de polinizadores, realizar atividades de elaboração de argumentos com intuito sustentável para conservação dos polinizadores, fazer levantamento bibliográfico sobre os temas.

9. Explique com suas palavras o modelo das tipologias do conteúdo de Zabala (1998). 

As tipologias do conteúdo de Zabala consistem em três conceitos: a Conceitual consiste em desenvolver nos alunos as suas competências que se relacionam com o visual de símbolos, imagens e representações que ele associa ao significado real. A Procedimental é relacionada ao desenvolvimento e a forma que o estudante utiliza de estratégias e habilidades para alcançar o seu objetivo. A Atitudinal é no sentido mais pessoal que desenvolve valores e atitudes dentro da realidade.

10. Caracterize detalhadamente a dimensão social apontada nas duas propostas de QSC estudadas, e como elas se relacionam com o estudo de ciências.

Ambas as situações apontadas e estudadas têm impacto social direto, da mesma forma que elas impactam de forma negativa localmente primeiro, como na menor produção e qualidade dos alimentos que serão colhidos e oferecidos à população no mercado, entretanto elas começam a se relacionar, com muito agrotóxico para evitar danos na lavoura, se mata as abelhas que são as principais agentes da polinização dentro da agricultura, logo, não se tem praga mas também não tem qualidade nem quantidade na colheita. Isso se torna um assunto mundial, com reflexão no manejo e produção dos alimentos.

Abrindo as questões de estudo sobre maneiras de mudar isso, levantamento de problemáticas e reflexões dentro da ciência sobre o que pode ser feito.

11. Caracterize a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) e a técnica dos “sete passos da ABP”. 

A ABP traz uma proposta muito interessante e que é muito esquecida no cotidiano escolar, que é a de questionar, intrigar, problematizar, refletir sobre as questões trazidas da realidade. Os sete passos da ABP são basicamente: entender a situação, definir o problema, realizar reflexões e palpites sobre esse problema com base em conhecimentos prévios (conhecida como brainstorming - chuva de ideias), sintetizar esses palpites, orientar para estudar sobre as questões levantadas, estudar sobre o assunto e conteúdos que ainda não estão claros e por fim, compartilhar os resultados e conclusões.

12. Qual sua opinião sobre a QSC apresentada nos artigos, e como você utilizaria esta ferramenta em seu trabalho como professor. Quais seriam os principais desafios?

Ela é muito interessante e objetiva, com certeza utilizaria, da mesma forma que deixa aberto para discussões, diferentes reflexões e pensamentos, ela também leva o aluno a construção do seu conhecimento e ideias, tudo isso com base em informações científicas e corretas. Como desafios, o principal seria muito estudo sobre essa metodologia para bom uso em sala de aula e saber administrar o cotidiano escolar para adaptar a realidade e relacioná-la aos conteúdos propostos.


Podcast sobre "O ensino investigativo de ciências" dos bolsistas Júlia e César.

 Aqui você encontra o episódio dos bolsistas Júlia e César sobre O Ensino Investigativo de Ciências", ficou curioso? Só clicar no link:...