segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021

Proposta de atividade QSC

C:\Users\Secretaria\Documents\PRONATEC\PRONATEC\LOGO\LOGO IFRS.png

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA

DO RIO GRANDE DO SUL

Campus Vacaria

Licenciatura em Ciências Biológicas

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência Pibid/Capes-IFRS

Nome do bolsista: Júlia Berteli Bizotto

Tema da atividade: Proposta de atividade QSC.

Data de entrega: 22/02/2021

 

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Campus Vacaria


PROPOSTA DE ATIVIDADE – QUESTÕES SÓCIO CIENTÍFICAS

Componente Curricular: Ciências 

Ano*: 7 

Unidade Temática*: Vida e Evolução

Objeto de Conhecimento*: Programas e indicadores de saúde pública.

Habilidades*: (EF07CI09) Interpretar as condições de saúde da comunidade, cidade ou estado, com base na análise e comparação de indicadores de saúde (como taxa de mortalidade infantil, cobertura de saneamento básico e incidência de doenças de veiculação hídrica, atmosférica entre outras) e dos resultados de políticas públicas destinadas à saúde.

Objetivos**: Examinar a distribuição de água potável no Brasil; Identificar as principais doenças transmitidas através da água não limpa e prevenção dessas; Observar os impactos da falta de água potável na saúde da população; Analisar os dados de distribuição nacional da água; Elaborar soluções acessíveis para a falta de água potável.

Tempo da aula**: 6 períodos (2 por dia, 45min cada).

Proposta de Questão Sócio-Científica**: (Elaboração de um texto no formato de uma história com 25 a 30 linhas).

Doenças de veiculação hídrica (hepatites A e E)

A casa do Joaquim, no interior de uma cidade perto de Vacaria, não apresenta encanamento para receber água potável, por isso ele e sua irmã mais velha, a Joana, vão a cada 15 dias buscar água limpa no caminhão pipa que a cidade vizinha leva quinzenalmente para a população da cidade de 2.500 habitantes que os irmãos moram. Só que nem sempre essa entrega acontece, assim as famílias acabam ficando às vezes um mês inteiro sem água potável, utilizando água da chuva e dos rios fervida para se lavar e cozinhar.

Por causa da escassez da água potável, a cidade enfrenta muitas dificuldades e doenças graves que acometem a maioria da população desde o nascimento até a maioridade, assim como as gestantes. O que é um indicador muito grave para a saúde pública e pode causar até uma endemia.

Nos últimos 15 dias,  Joana tem sentido muita tontura, vômitos, dor abdominal e apresenta urina escura. Os pais dela foram até o posto de saúde da cidade vizinha com ela para realizar uma consulta e entender o que estava acontecendo.

A doutora que estava no postinho, observou os sintomas, as condições de saneamento que a família vive e que a carteirinha de vacinação da Joana não estava completa, constatando assim que poderia ser Hepatite A, que é uma doença ocasionada pela má qualidade da água. Para confirmar, ela precisava fazer o teste de sangue e ver se havia anticorpos IgM e IgG.

Os pais questionaram a médica sobre o motivo de a Joana ter ficado doente e o seu irmão não, já que ambos faziam tudo junto. A doutora explicou que poderia ser pelo motivo de o irmão ter sido vacinado.

Após algumas semanas, o resultado do exame estava pronto e a médica orientou a família para que Joana se recuperasse, mantendo-se em repouso e tratando com medicação os sintomas apresentados.

Com o ocorrido, a família atualizou as suas carteirinhas de vacinação e perceberam o quanto a população era negligenciada sem o acesso à água potável, conversando com a vizinhança para pensar nas soluções dessa escassez de água limpa e acessível que todos têm direito.

Metodologia**: (Proposta de atividades a partir da QSC – escrever detalhadamente como a QSC irá ser trabalhada em aula. Deverão ser elaboradas de 8 a 10 questões). 

Aula 1

1- Questionar os alunos sobre o que eles acham que são “Doenças de veiculação hídrica”;

2- A partir das respostas compartilhadas, realizar a leitura do texto;

3- Apresentar um glossário sobre o texto:

-Glossário:

*IgM: imunoglobulina M. Se uma pessoa realizar um exame e resultar em IgM reagente, significa que ela está com o vírus ativo no corpo.

*IgG: imunoglobulina G. Se uma pessoa realizar um exame e resultar em IgG reagente, significa que ela já entrou em contato com o vírus em algum momento e por isso apresenta uma proteção já contra ele.

*Imunoglobulina: proteínas que realizam a proteção do organismo contra vírus, bactérias, substâncias químicas e toxinas.

4- Questionar os alunos:

  1. Você já ouviu alguma situação similar a essa da história? Se sim, qual?

  2. Você sabe o que é uma endemia? Dê sugestões do que você acha que é. (Após as respostas explicar que endemia é um surto de uma doença em uma determinada região).

  3. Quais ações do nosso dia a dia seriam impedidas se não tivéssemos acesso à água potável?

  4. Qual a importância do acesso à água potável para a saúde da população?

  5. Na história, a família teve a possibilidade de ir até o posto de saúde. Será que isso é uma realidade de todas as pessoas no Brasil? Por quê?

  6. Dentro da história é possível observar a importância da vacinação para prevenção da doença, principalmente entre os dois irmãos, visto que um deles não foi infectado pelo vírus. Por que será que a irmã mais velha não foi vacinada? Será que foi a falta de informação dos pais na época que ela nasceu ou algo diferente disso?

  7. Você acha que a falta de acesso à água potável é algo comum no Brasil ou raro? Justifique sua afirmação ou negação.

  8. Na história, cita que a população local fervia água da chuva e rios para consumo no banho e cozimento de alimentos. Você considera isso uma opção confiável para melhorar a qualidade da água? Por quê?

  9. Quem você acha que é responsável pela distribuição e manutenção da qualidade da água para as cidades?

  10. Quais atitudes o responsável pela distribuição e manutenção da qualidade da água deveria tomar a partir de situações como essa citada no texto?

4- Após a discussão das questões, apresentar o painel “Abastecimento de Água-2019” pelo projetor:

Aula 2

1- Realizar análise  com a turma do painel da aula anterior, com enfoque na distribuição de água por região brasileira, quantidade de pessoas que têm acesso a água potável em relação às que não têm, quais são os responsáveis pelo fornecimento e a perda de água na distribuição. Observar se os dados respondem a algumas questões anteriores.

2- Organizar a turma nos grupos estabelecidos na aula anterior.

3- Divididos nos grupos em diferentes lugares da sala, os alunos vão realizar uma atividade na qual eles serão os secretários da saúde de uma cidade imaginária por um dia e a professora é a prefeita que quer uma solução para o problema.

-Execução: “Imagine que vocês são secretários da saúde da cidade de Vacarianópolis, nesta cidade, a população enfrenta um grande problema que é a falta de água potável por causa da falta de um encanamento de qualidade e uma estação de tratamento de água. A população tem sofrido com diversos problemas de saúde como diarreia e vômitos. Qual a solução que vocês irão oferecer para a prefeita que está muito preocupada com a situação de Vacarianópolis?”

-Nos grupos, os alunos precisam preencher a ficha de proposta:


Ficha de proposta

Grupo:

Data:


“Prezados Secretários,

Venho por meio desta solicitação escrita, pedir uma solução para o grande problema de escassez de água potável para minha população de Vacarianópolis. Meus cidadãos estão ficando doentes e preciso de uma proposta urgente para evitar maiores danos à saúde pública.

Atenciosamente, Prefeita de Vacarianópolis.”

Proposta

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Orçamento

Itens:

Valor:








Total de gastos: R$


_____________________________________________________________

Assinatura dos secretários

Aula 3

1- Os 8 grupos serão sorteados para realizar suas apresentações em até 10 minutos.

2- Realizar uma análise das propostas com a turma e fazer uma reflexão sobre cada uma e sua viabilidade de aplicação na realidade das cidades.

3- Fazer uma reflexão sobre a importância da água potável e do saneamento básico para evitar doenças que são muito desconfortáveis e um grande problema para o cidadão e a população em geral.

Avaliação**:

A avaliação é realizada através das respostas dos alunos sobre a reflexão após o levantamento de dados e identificação da situação-problema levantada em aula, assim como na estratégia dos grupos para realização da atividade proposta, tanto como a relação dentro do grupo quanto na resolução do trabalho.

Referências:

-REGIONAL, Ministério do Desenvolvimento. Abastecimento de água-2019. Disponível em: http://snis.gov.br/painel-informacoes-saneamento-brasil/web/painel-abastecimento-agua. Acesso em: 21 fev. 2021.

-Ministério da Saúde. Hepatites Virais. In: SAÚDE, Ministério da. Guia de Vigilância em Saúde. Brasília: Editora Ms, 2019. p. 263-276. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/guia_vigilancia_saude_3ed.pdf. Acesso em: 21 fev. 2021.

-SAÚDE, Ministério da. Análise de indicadores relacionados à água para consumo humano e doenças de veiculação hídrica no Brasil, ano 2013, utilizando a metodologia da matriz de indicadores da Organização Mundial da Saúde (OMS). Brasília: Editora Ms, 2015. 39 p. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/analise_indicadores_agua_consumo_humano_doencas_hidrica_brasil_2013.pdf. Acesso em: 21 fev. 2021.

EDUCAÇÃO, Ministério da. CIÊNCIAS – 7º ANO. In: EDUCAÇÃO, Ministério da. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Brasília: Editora Ms, 2018. p. 346-347. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 21 fev. 2021.

PONTE, Gabriella. O que é IgG e IgM? 2020. Disponível em: https://www.bio.fiocruz.br/index.php/br/noticias/1739-o-que-e-igg-e-igm. Acesso em: 22 fev. 2021.


Um comentário:

Podcast sobre "O ensino investigativo de ciências" dos bolsistas Júlia e César.

 Aqui você encontra o episódio dos bolsistas Júlia e César sobre O Ensino Investigativo de Ciências", ficou curioso? Só clicar no link:...