INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
DO RIO GRANDE DO SUL
Campus Vacaria
Licenciatura em Ciências Biológicas
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência Pibid/Capes-IFRS
Nome do bolsista: Júlia Berteli Bizotto
Texto sobre Eixo da BNCC: Vida e Evolução (EF 2)
A Base Nacional Comum Curricular com objetivo de ter um ensino em espiral para os alunos construírem o conhecimento gradativamente nos anos na escola, determinou três eixos dentro das ciências, um deles é “Vida e Evolução”, o qual inicia o planejamento do Ensino Fundamental II (6º a 9º ano).
No 6º (sexto) ano os conteúdos são: células como unidade de vida (entender as partes das células e funções), interação entre o sistema locomotor e nervoso (associar o funcionamento e estrutura desses sistemas), lentes corretivas (identificar a importância da visão para funcionamento do corpo). Os quais são viáveis para a faixa etária dos alunos.
Já no 7º (sétimo) ano, os conteúdos são: diversidade dos ecossistemas (caracterizar cada ecossistema brasileiro), fenômenos naturais e impactos ambientais (observar as mudanças e catástrofes ambientais e suas consequências), programas e indicadores de saúde pública (interpretar a qualidade da saúde das pessoas e identificar as tecnologias de controle ambiental e saúde). Nota-se uma boa organização dos conteúdos para a idade dos discentes.
O 8º (oitavo) ano trabalha com: mecanismos reprodutivos e sexualidade. Identificar, reconhecer e discutir formas de reprodução dos seres vivos, ação hormonal no organismo, tipos de métodos preservativos, diferentes DSTs e ISTs, assim como a sexualidade humana e suas implicações. Esses conteúdos são importantes e de acordo com a faixa etária.
Ao fim, no 9º (nono) ano, são estudadas: hereditariedade (compreender genética a partir das características hereditárias e transmissão destas), ideias evolutivas (discutir as principais teorias evolutivas e a relação delas sobre a biodiversidade), preservação da biodiversidade (identificar a importância das unidades de preservação e propiciar ideias novas para a conservação). Os conteúdos propostos são adequados para os alunos desse nível.
Observa-se neste eixo e período escolar, a importância do cuidado com meio ambiente e a saúde para as formas de vida, principalmente o ser humano. A partir do sétimo ao último ano do EF 2, os conteúdos são em espiral porque se aprofundam e têm relação entre si, o que não se percebe no 6º (sexto) ano os conteúdos não são associados aos dos anos seguintes.
Os assuntos tratados neste eixo condizem com a maturidade dos alunos em cada fase, não há uma defasagem de conteúdos em geral, exceto pela falta da fala sobre orientação sexual e identidade de gênero, assunto o qual aprofunda a questão da saúde pública e respeito à diversidade dentro da sociedade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário