domingo, 7 de fevereiro de 2021

Atividades sobre Questões Socio Cientificas

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INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA

DO RIO GRANDE DO SUL

Campus Vacaria

Licenciatura em Ciências Biológicas

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência Pibid/Capes-IFRS

Nome do bolsista: Júlia Berteli Bizotto

Atividades sobre Questões Socio Cientificas

1. Comente a afirmação de Paulo Freire de que não existe neutralidade na educação.

 Paulo Freire afirma que não existe uma posição neutra dentro da educação, esta constatação faz uma reflexão para o fato de que a escola compõe-se de diversas pessoas, desde sua equipe até comunidade escolar.

Dessa forma fica difícil se manter neutro e imparcial às adversidades, responsabilidades e realidade do meio, visto que há muitas vivências e opiniões entre os indivíduos que fazem parte deste.

2. Quais as principais características da CTSA? 

A CTSA tem algumas características que visam a mudança no aspecto educacional vivido nas escolas, como: tornar o ensino mais interessante e instigante, sendo ele contextualizado e interligado entre as disciplinas se tornando mais humanitário e crítico.

O aluno aprenderá construindo com a turma, utilizando materiais com embasamento científico, com a CTSA ele deixará de apenas aprender um conteúdo, mas também aprender ele compreendendo a ciência de uma forma mais simples, não inacessível.

3. O que são as QSC? 

São as Questões Socio Científicas, essas são situações problemáticas que criam a possibilidade de serem usadas com a educação científica utilizando uma metodologia contextualizada, podendo solucionar problemas com base nessa educação. Através da QSC, os alunos além de compreenderem o conteúdo, se sentem responsáveis e protagonistas das ações relacionadas à mudança.

4. Como a CTSA e as QSC se articulam com a BNCC?

Se articulam a partir da ideia de um ensino menos tradicional e mais investigativo com o propósito de um aluno protagonista na sua aprendizagem e o professor como mediador. 

Tanto a CTSA e QSC, quanto a BNCC, têm objetivos em comum, principalmente quando se refere à visão do aluno como atuante responsável dentro da sociedade e que precisa ter relação com o meio em que vive, assumindo o compromisso com seus atos. Assim como o uso de materiais com embasamento científico.

5. Quais as características de uma proposta de ensino baseada em QSC?

Ela propõe um ensino científico, não tradicional, mas ético e investigativo. Estimula os estudantes a fazerem reflexões, perguntas, tirarem conclusões, questionarem, entenderem situações adversas, adquirindo senso crítico, responsabilidade, identidade e aprendizagem.

6. Como as QSC devem ser elaboradas? 

Com casos e histórias curtas, elaboradas com uma sequência de fatos, diálogos  e personagens que são associados ao dia a dia dos alunos e sua realidade social.

Através dessa premissa, pode-se iniciar uma discussão reflexiva sobre as situações abordadas no caso, pensar em possíveis problemas, refletir sobre soluções, discutir com a turma sobre as ideias de todos e assim chegar a possíveis conclusões sobre o problema.

7. Qual o papel do professor na utilização das QSC em sala de aula? 

O professor é um apoiador de todos os estudantes, tanto emocional quanto teórico, ele estimula e orienta os alunos em relação a aprendizagem científica e reflexões éticas e de valores que os estudantes carregam, assim como adquirem dentro da escola.

8. Quais as oportunidades apresentadas pelo texto para a utilização do tema “agrotóxicos” e do tema “polinização” em uma atividade de QSC: o que pode ser trabalhado, e de que forma? Escreva no mínimo cinco exemplos dados no texto, para cada um dos temas.

Leitura do caso sobre uso excessivo de agrotóxicos e desmatamento e sua relação com as consequências na natureza, a partir de uma realização de atividades relacionadas ao caso com questões, o professor pode apresentar a programação planejada, apresentar aos alunos o caso e ouvi-los, solicitar que os alunos realizem uma pesquisa sobre o tema com as possíveis soluções da problemática e apresentem os resultados para a turma. Pode-se realizar identificação de empresas que usam agrotóxicos, fazer análise de agrotóxicos, pensar em formas de divulgar esse assunto, conversar com os produtores rurais sobre esse assunto, identificar quais são os equipamentos que protegem os trabalhadores da ação dos agrotóxicos.

Leitura do caso sobre a redução e morte dos polinizadores e suas possíveis causas, realização de atividades referentes ao caso e ao conteúdo polinização, podendo analisar os tipos de polinização, levantar dados de polinizadores, observar e elaborar gráficos comparativos com a polinização e tipos de polinizadores, realizar atividades de elaboração de argumentos com intuito sustentável para conservação dos polinizadores, fazer levantamento bibliográfico sobre os temas.

9. Explique com suas palavras o modelo das tipologias do conteúdo de Zabala (1998). 

As tipologias do conteúdo de Zabala consistem em três conceitos: a Conceitual consiste em desenvolver nos alunos as suas competências que se relacionam com o visual de símbolos, imagens e representações que ele associa ao significado real. A Procedimental é relacionada ao desenvolvimento e a forma que o estudante utiliza de estratégias e habilidades para alcançar o seu objetivo. A Atitudinal é no sentido mais pessoal que desenvolve valores e atitudes dentro da realidade.

10. Caracterize detalhadamente a dimensão social apontada nas duas propostas de QSC estudadas, e como elas se relacionam com o estudo de ciências.

Ambas as situações apontadas e estudadas têm impacto social direto, da mesma forma que elas impactam de forma negativa localmente primeiro, como na menor produção e qualidade dos alimentos que serão colhidos e oferecidos à população no mercado, entretanto elas começam a se relacionar, com muito agrotóxico para evitar danos na lavoura, se mata as abelhas que são as principais agentes da polinização dentro da agricultura, logo, não se tem praga mas também não tem qualidade nem quantidade na colheita. Isso se torna um assunto mundial, com reflexão no manejo e produção dos alimentos.

Abrindo as questões de estudo sobre maneiras de mudar isso, levantamento de problemáticas e reflexões dentro da ciência sobre o que pode ser feito.

11. Caracterize a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) e a técnica dos “sete passos da ABP”. 

A ABP traz uma proposta muito interessante e que é muito esquecida no cotidiano escolar, que é a de questionar, intrigar, problematizar, refletir sobre as questões trazidas da realidade. Os sete passos da ABP são basicamente: entender a situação, definir o problema, realizar reflexões e palpites sobre esse problema com base em conhecimentos prévios (conhecida como brainstorming - chuva de ideias), sintetizar esses palpites, orientar para estudar sobre as questões levantadas, estudar sobre o assunto e conteúdos que ainda não estão claros e por fim, compartilhar os resultados e conclusões.

12. Qual sua opinião sobre a QSC apresentada nos artigos, e como você utilizaria esta ferramenta em seu trabalho como professor. Quais seriam os principais desafios?

Ela é muito interessante e objetiva, com certeza utilizaria, da mesma forma que deixa aberto para discussões, diferentes reflexões e pensamentos, ela também leva o aluno a construção do seu conhecimento e ideias, tudo isso com base em informações científicas e corretas. Como desafios, o principal seria muito estudo sobre essa metodologia para bom uso em sala de aula e saber administrar o cotidiano escolar para adaptar a realidade e relacioná-la aos conteúdos propostos.


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