segunda-feira, 5 de abril de 2021

Questões sobre Aprendizagem Móvel e o aplicativo KAHOOT

 C:\Users\Secretaria\Documents\PRONATEC\PRONATEC\LOGO\LOGO IFRS.png

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA

DO RIO GRANDE DO SUL

Campus Vacaria

Licenciatura em Ciências Biológicas

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência Pibid/Capes-IFRS

Tema da atividade: Questionário sobre KAHOOT.

O APLICATIVO KAHOOT NA EDUCAÇÃO: VERIFICANDO OS CONHECIMENTOS DOS ALUNOS EM TEMPO REAL

João Batista Bottentuit Junior


  1. Explique o que é aprendizagem móvel (ou mobile learning), e como ele se tornou possível nos dias de hoje. 

Aprendizagem móvel consiste em uma forma de aprendizagem que pode ser usada em qualquer lugar. Ela se tornou possível a partir da criação de dispositivos móveis, como o celular, tablet e notebook, juntamente com a internet, tornando o acesso possível em diversos espaços.


  1. Segundo o artigo, quais as principais vantagens da utilização dos dispositivos móveis em educação?

O uso de dispositivos móveis é muito vantajoso na educação, pois, como diz o nome, eles são móveis, logo, podem ser utilizados em qualquer lugar, é prático e rápido, não necessita de acessórios (teclado, mouse), podem estimular a concentração dos estudantes. Eles mudam a forma que é produzido o conhecimento, assim como a forma que é compartilhado.

  1. De acordo com o artigo, indique as principais desvantagens apontadas na utilização das tecnologias móveis digitais. 

Como desvantagens, pode-se apontar a possível chance de adquirir comportamentos mais perturbadores. Entretanto, os outros problemas são mais mecânicos, como por exemplo, a bateria que precisa ser recarregada, o armazenamento é limitado, assim como as medidas e suporte da tela que algumas vezes pode impossibilitar o acesso a determinados arquivos.


  1. Segundo o artigo, quais as garantias necessárias para que o processo de aprendizagem móvel seja, de fato, eficaz nas escolas?

A escola precisa trazer para dentro da escola a cultura digital para os professores, pois os alunos já têm, na sua maioria, domínio desta. O professor precisa ter compreensão dos recursos tecnológicos que irá utilizar na sua aula, assim como aprofundar mais esses recursos, utilizando de forma efetiva com atividades diferentes, como mapas mentais, vídeos, etc.

A partir desses tópicos é possível o início da utilização de metodologias ativas no planejamento da aula, como por exemplo a gamificação (jogos), sala de aula invertida (professor gravar um podcast ou vídeo para os alunos verem em casa e continuarem a aprendizagem).


  1. Em sua opinião, qual é o papel das tecnologias móveis na educação? Quais seriam as principais dificuldades que você encontraria em sua prática pedagógica?

As tecnologias móveis na educação são ótimas ferramentas que podem auxiliar na aprendizagem, tornando-a mais divertida, dinâmica e valiosa. Elas aproximam professores e alunos, visto que são recursos que os alunos utilizam, geralmente, na sua rotina. 

Acredito que a acessibilidade desses recursos é limitada dentro das escolas, este é um grande desafio como início. Outra grande dificuldade é que os alunos não estão acostumados com o uso de tecnologias móveis para a educação, na sua maioria, eles as utilizam para entretenimento em redes sociais e jogos comuns. Por isso, talvez seja desafiador criar novos hábitos com esses recursos na escola.


  1. Em sua opinião, qual é o papel dos professores na aprendizagem móvel? E qual é o papel dos estudantes?

Os professores são mediadores e auxiliares do uso das tecnologias móveis pelos alunos, é importante que haja regras e cuidados para não se tornar um obstáculo para a aprendizagem com situações dispersas. Os alunos têm o papel de protagonistas na sua aprendizagem, porque são ativos e participativos na construção do seu conhecimento.


  1. Explique brevemente o que é o KAHOOT, e como ele pode ser acessado e utilizado na aprendizagem móvel. 

O KAHOOT é uma ferramenta de jogo, onde o professor gera as perguntas e respostas e os alunos, no seu dispositivo móvel, podem escolher a resposta correta, de forma simultânea. Esse tipo de atividade torna o momento de aprendizagem um jogo de quiz com ranking.

O aplicativo tem acesso por link e gera um código que será usado para os alunos conectarem e entrarem na “sala” online. Ele pode ser acessado em qualquer dispositivo, contanto que haja conexão com a internet.

Esse tipo de site/aplicativo é prático, pois, se os alunos têm um celular na sala de aula, eles podem acessar e participar do jogo, aprendendo com uma brincadeira dinâmica e acessível.


  1. Segundo o artigo, quais as vantagens da utilização do KAHOOT em sala de aula?

O KAHOOT gera motivação nos alunos para aprender e participar, melhora o raciocínio e agilidade, assim como a concentração, o aluno é ativo e colabora com os colegas e aula, os alunos podem desenvolver suas perguntas, utiliza das tecnologias na sala de aula, pode ser um instrumento de avaliação.


  1. Você já conhecia o KAHOOT? Qual sua experiência com a utilização de ferramentas de aprendizagem móvel? Quais você já conhece? Quais foram utilizadas em sua trajetória acadêmica? 

Já conhecia e adoro o site. Comecei a utilizar ferramentas de aprendizagem móvel na universidade, antes na escola não utilizava pois era proibido e os professores não traziam atividades com elas. Eu conheço o KAHOOT e o site de acesso aos materiais que os professores disponibilizam (moodle).


  1. Levando em consideração sua experiência com o Kahoot durante a reunião do PIBID em que ele foi apresentado, qual a sua percepção sobre a ferramenta? Você utilizaria em suas aulas? De que maneira?

Eu adoro a ferramenta do KAHOOT, com certeza quero utilizá-la no meu planejamento de aula. Eu utilizaria como forma de avaliação no decorrer da semana para observar a aprendizagem dos alunos sobre os conteúdos propostos. É interessante utilizar esta ferramenta em uma gincana dentro da sala entre os alunos para deixar as atividades mais satisfatórias.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Podcast sobre "O ensino investigativo de ciências" dos bolsistas Júlia e César.

 Aqui você encontra o episódio dos bolsistas Júlia e César sobre O Ensino Investigativo de Ciências", ficou curioso? Só clicar no link:...