segunda-feira, 26 de abril de 2021

Resumo sobre o Minicurso JALEQUIM (O Lúdico como recurso pedagógico para o Ensino da Área de Ciências da Natureza nos anos iniciais do Ensino Fundamental.)

 C:\Users\Secretaria\Documents\PRONATEC\PRONATEC\LOGO\LOGO IFRS.png

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA

DO RIO GRANDE DO SUL

Campus Vacaria

Licenciatura em Ciências Biológicas

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência Pibid/Capes-IFRS


Tema da atividade: Resumo sobre o minicurso do ENCONTRO NACIONAL DE JOGOS E ATIVIDADES LÚDICAS NO ENSINO DE QUÍMICA, FÍSICA E BIOLOGIA (JALEQUIM).

Nome do minicurso: O Lúdico como recurso pedagógico para o Ensino da Área de Ciências da Natureza nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Bolsista participante: Hermelinda.

Datas que o minicurso foi realizado: 21/04/2021 e 22/04/2021

Carga horária total: 4h

O minicurso realizado pela bolsista Hermelinda foi sobre atividades lúdicas que podem ser utilizadas no planejamento e prática escolar para os alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental na disciplina de Ciências Naturais.

As palestrantes classificaram e explicaram as atividades e os objetivos do lúdico como ferramenta na sala de aula, principalmente no uso de jogos e brinquedos. Elas apresentaram diferentes sistemas que explicam os pontos acima, são eles: ICCP (Centro Nacional de informação sobre o Brinquedo), sistema, ESAR (instrumento de classificação e de análise do material de jogo e brinquedos) e o sistema C.O.L (Classificação dos Objetos Lúdicos).

Esses sistemas deixaram muito explícita a importância do uso de atividades mais lúdicas no planejamento dos objetivos e da aula para os professores e alunos nos anos iniciais do ensino fundamental porque são dinâmicas, divertidas, instigadoras e, como diz no nome, elas são lúdicas, evidenciando a relevância dessas atividades dentro do ensino de ciências para cada faixa etária e objetivo de desenvolvimento almejado, os sistemas valorizam a brincadeira como metodologia de ensino, se associada a um bom planejamento e uso.

De acordo com o que a bolsista relatou, esse minicurso foi muito esclarecedor e agregador, pois através dele, pôde observar a utilidade de atividades lúdicas para as crianças. Com estas, as possibilidades de aprender com prazer, desenvolvimento cognitivo e de interação social, assim como a imaginação, aumentam e tornam a aula divertida e repleta de aprendizados.

Disponível em https://br.pinterest.com/pin/605874956111687870/


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Podcast sobre "O ensino investigativo de ciências" dos bolsistas Júlia e César.

 Aqui você encontra o episódio dos bolsistas Júlia e César sobre O Ensino Investigativo de Ciências", ficou curioso? Só clicar no link:...