segunda-feira, 26 de abril de 2021

Resumo sobre o Minicurso (Propostas lúdicas para o ensino de Biologia Celular.)

 

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL 

Campus Vacaria 

Licenciatura em Ciências Biológicas 

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência Pibid/Capes-IFRS 

Tema da atividade: Resumo sobre o minicurso do ENCONTRO NACIONAL DE JOGOS E ATIVIDADES LÚDICAS NO ENSINO DE QUÍMICA, FÍSICA E BIOLOGIA (JALEQUIM). 

Nome do minicurso: Propostas lúdicas para o ensino de Biologia Celular.

Datas que o minicurso foi realizado: 19/04/2021 e 20/04/2021

Carga horária total: 4h 

O minicurso sobre as Propostas lúdicas para o ensino de Biologia Celular tinha como objetivo, auxiliar os professores de Biologia e Ciências das escolas a planejar suas aulas. 

A professora que ministrou o curso trouxe ferramentas digitais e práticas que facilitam e contribuem para a aplicação nas aulas, pois de acordo com ela, o ensino desse conteúdo é muito abstrato para os alunos que, muitas vezes, têm dificuldade de compreensão.

Com a apresentação evidenciando a metodologia ativa para o ensino e também os objetivos determinados com clareza, a palestrante propôs o uso de ferramentas digitais para atividades de revisão como o Kahoot. Também o uso de sites que mostram de uma forma mais didática as células, tecidos e órgãos, sendo de organismo animal ou vegetal. 

Como sugestões de atividades, foi proposto o uso de modelos celulares que podem ser feitos com massinha de modelar, argila, tintas, isopor, entre outros materiais. O uso de mapas mentais também foi citado, assim é mais claro de entender um desenho com os nomes e funções das organelas celulares de forma resumida. Outra atividade é um jogo da memória com o nome da organela celular e sua função. 

A palestrante foi muito didática ao apresentar e justificar o uso de atividades nas aulas remotas que são ótimas ferramentas de auxílio ao professor e alunos. Um exemplo é de uma tabela com os tipos de células e as suas partes, os alunos assinalam se a parte está presente ou não em cada tipo celular. A professora que ofereceu a palestra tem o blog Fica Dica Prof com diversas atividades para as aulas. 

Foi muito proveitoso o minicurso, a professora era muito atenciosa e didática, sempre aberta para questões e comentários, se mostrou muito atenta ao que apresentou e com um fundamento teórico e prático de excelência. Com toda certeza vou utilizar os aprendizados na minha prática docente quando possível. 

Não tenho pontos a comentar que poderiam melhorar, mas com certeza espero ter outras experiências de forma presencial.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Podcast sobre "O ensino investigativo de ciências" dos bolsistas Júlia e César.

 Aqui você encontra o episódio dos bolsistas Júlia e César sobre O Ensino Investigativo de Ciências", ficou curioso? Só clicar no link:...