INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL
Campus Vacaria
Licenciatura em Ciências Biológicas
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência Pibid/Capes-IFRS
Tema da atividade: Resumo sobre o minicurso do ENCONTRO NACIONAL DE JOGOS E ATIVIDADES LÚDICAS NO ENSINO DE QUÍMICA, FÍSICA E BIOLOGIA (JALEQUIM).
Nome do minicurso: Propostas lúdicas para o ensino de Biologia Celular.
Datas que o minicurso foi realizado: 19/04/2021 e 20/04/2021
Carga horária total: 4h
O minicurso sobre as Propostas lúdicas para o ensino de Biologia Celular tinha como objetivo, auxiliar os professores de Biologia e Ciências das escolas a planejar suas aulas.
A professora que ministrou o curso trouxe ferramentas digitais e práticas que facilitam e contribuem para a aplicação nas aulas, pois de acordo com ela, o ensino desse conteúdo é muito abstrato para os alunos que, muitas vezes, têm dificuldade de compreensão.
Com a apresentação evidenciando a metodologia ativa para o ensino e também os objetivos determinados com clareza, a palestrante propôs o uso de ferramentas digitais para atividades de revisão como o Kahoot. Também o uso de sites que mostram de uma forma mais didática as células, tecidos e órgãos, sendo de organismo animal ou vegetal.
Como sugestões de atividades, foi proposto o uso de modelos celulares que podem ser feitos com massinha de modelar, argila, tintas, isopor, entre outros materiais. O uso de mapas mentais também foi citado, assim é mais claro de entender um desenho com os nomes e funções das organelas celulares de forma resumida. Outra atividade é um jogo da memória com o nome da organela celular e sua função.
A palestrante foi muito didática ao apresentar e justificar o uso de atividades nas aulas remotas que são ótimas ferramentas de auxílio ao professor e alunos. Um exemplo é de uma tabela com os tipos de células e as suas partes, os alunos assinalam se a parte está presente ou não em cada tipo celular. A professora que ofereceu a palestra tem o blog Fica Dica Prof com diversas atividades para as aulas.
Foi muito proveitoso o minicurso, a professora era muito atenciosa e didática, sempre aberta para questões e comentários, se mostrou muito atenta ao que apresentou e com um fundamento teórico e prático de excelência. Com toda certeza vou utilizar os aprendizados na minha prática docente quando possível.
Não tenho pontos a comentar que poderiam melhorar, mas com certeza espero ter outras experiências de forma presencial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário